NewsCamp – a desconferência dos jornalistas 2.0

Acontece no próximo dia 12 de Abril, Sábado, a segunda edição do NewsCamp – a desconferência dos jornalistas 2.0 (veja os dados no fim do artigo).

O que é o NewsCamp?
NewsCamp segunda edição“NewsCamp é uma desconferência entre jornalistas para abordar sobre temas relacionados à mídias sociais, jornalismo online, entre outras temáticas do mundo da Imprensa. O evento é gratuito e pode ser organizado por qualquer jornalista, em qualquer cidade. Para isso, basta nos enviar um email para divulgarmos a sua iniciativa e os resultados da desconferência com seu grupo de coleguinhas.”

Enquanto o NewsCamp não chega, faremos um pré-debate nos blogs, sugerindo temas para serem discutidos por lá.
Alguns temas foram propostos numa conversa prévia por e-mail:

  • Blog corporativo: são viáveis pra quem? Agência, blogueiro ou consultoria?
  • Jornalismo cidadão: cultura é o maior desafio a ser enfrentado, ou não? Qual nosso estágio atual?
  • Gestão de redes sociais e jornalismo cidadão: coletivo deve ser gerenciado, como não criar hierarquia na rede?
  • Projetos de mídias sociais: o desafio de gerenciar uma equipe sem capital. Como comprometer a equipe e estimular a participação voluntária?
  • Convergência e complementariedade: qual é o caminho possível de parceria entre os grandes grupos de mídia e blogueiros ou sites pequenos? É possível fechar parceria com a imprensa ou somente com provedores de audiência como UOL, Terra e IG. Quem é o melhor provedor para o blogueiro/ou site pequeno dar as mãos?

Da minha parte, proponho a discussão:

  • Jornalismo colaborativo: Questão de ferramenta ou de atitude?

Creio que o “jornalismo cidadão” que tanto se fala independe das ferramentas que um jornal ou portal adota, como redes sociais, wikis, blogs, etc. A colaboração é uma questão de atitude. Do que adianta abrir comentários nos artigos, se o jornalista que o escreveu nunca participa do debate? Creio que os jornalistas precisam entender que uma matéria não acaba no momento que você a publica. A partir do momento que ela está no ar, ela deve ganhar vida, ser discutida, debatida e divulgada. Será que estou enganado?

O que vocês acham? Respondam os comentários, vamos começar uma discussão por aqui, podendo abordar os outros temas acima também.

Para quem se interessou e quer participar do evento, seguem os dados:

NewsCamp – II Edição – a desconferência de Jornalistas 2.0
Onde: Gafanhoto – Av. Rebouças, 3181 – São Paulo – SP
Quando: 12 de abril – sabádo
Horário: 9h00 às 17h00
Inscrição: enviar email para [email protected] ou [email protected] com a palavra “Newscamp” no assunto!

Mais detalhes
Site oficial do NewsCamp

2 comentários

  1. Ceila Santos

    Oi tonobon, vc tem toda razão quando aponta a atitude do jornalista como fator principal para que haja debate, troca de conhecimento e novas informações. Entretanto, o que se vê no jornalismo vindo da mídia tradicional é apenas a oferta de serviços como faça sua foto e mande sua notícia. Essa postura demonstra que ainda não há conversa, mas apenas uma estratégia voltada para pegar a onda da colaboração, sem colaborar. Percebo que está mudando, mas atitude é uma boa tag para ser levada ao NewsCamp no próximo sábado para os jornalistas de veículos tradicionais. Espero que vá pelo menos um de cada grupo. obrigada!

  2. Rafael Sbarai

    Fala Gabriel, tudo bem!?
    Bom ler o seu comentário no De Repente cara. Eu gosto de coisas assim: comentários justos respeitando a opinião alheia. E você fez isso.
    Então, eu até concordo em certo ponto a questão do avião. Mas isso é devido ao retorno, acredito. O Jornalismo Colaborativo é 1% disso.
    Ainda sou um daqueles xiitas do Jornalismo Colaborativo que vê o segmento como uma grande braço, na internet, ao jornalista. Dá uma olhada em exemplos interessantes lá fora, como o iReport e o OhmyNews: são ferramentas, instrumentos participativos vantajosos.
    Mas discussões como essas, respeitando sempre, são bem legais.
    Valeu pelo comentário,
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.