Nokia E71 – Review Completo

Apesar de ser gostar muito de tecnologia, e de já ter usado alguns celulares e smartphones mais modernos, nunca fui o feliz proprietário de um. Felizmente, como fruto de uma parceria deste blog com a Nokia, estou testando durante 1 mês o Nokia E71, um pequeno gigante que me impressionou muito.

Primeiras impressões

nokia e71Mesmo com minha falta de familiaridade com smartphones, não demorei muito para entender como toda essa mágica funciona. A primeira vista, percebe-se que o E71 é realmente bem fino (mais até que o Iphone) e cabe em qualquer bolso. Fino, mas grande o suficiente para ter um dos melhores teclados QWERT. Suas teclas são “gordinhas” e com um certo relevo para cima, que faz com que, mesmo sendo pequenas, você consiga teclar normalmente sem apertar 5 coisas de uma vez.

O sistema operacional, como todo Nokia, é o Symbian. Um sistema simples, mas completo. Não é o mais bonito, mas é consistente e funcional.

Design

O E71 também tem um design bonito e agradável, com seu acabamento metálico. Acertaram até na capinha preta, sóbria e simples, que acompanha o aparelho.

capa preta Nokia E71

Teclado

Além de ser confortável, como já disse, o E71 brasileiro já vem com “ç”, acentos funcionais e T9. O T9, mesmo num teclado QWERT, agiliza bem a tarefa de digitar.

Som

O pequeno gigante grita alto quando preciso. É possível dispensar os alto-falantes, e o fone tem boa qualidade, mas apesar de usar um mini-conector especial. Tem um equalizador básico, com alguns ajustes pré-definidos.
Pelo fone você consegue ouvir Radio FM. O fone também possui um microfone, onde é possível atender a uma chamada sem ser necessário retirá-lo do bolso.

Conectividade

Praticamente impecável nesse quesito.
•    Bluetooth
•    WIFI
•    3G
•    Infravermelho (que mal faz?)
•    USB

GPS

Quem já andou comigo em São Paulo sabe que minha habilidade para localização geográfica é ridícula. Eu ando 500m e já estou perdido. Por isso, GPS é uma funcionalidade de eu estou disposto a desembolsar um pouco mais para ter. Infelizmente, por incompetência e falta de tempo, ainda não consegui habilitar o GPS do E71. Mas o que já li em outros lugares e vi por aí, foi de bom grado. As informações que ele oferece são detalhadas. Latitude, longitude, distância para chegar ao seu destino, velocidade média, e muito mais.

O Nokia Maps é um ótimo serviço, apesar de ter me sacaneado uma vez em Curitiba. Se você tiver algum problema com ele, use o Google Maps e seja feliz, mas isso fica a gosto do cliente!

Câmera

Uma câmera de 3.2 MP em um celular pode não ser mais um diferencial hoje em dia, mas é algo para se respeitar. Apesar de não substituir uma boa câmera digital, é suficiente para maior parte das atividades do dia a dia.

Em casa possuo uma câmera Canon de 3.2 MP, resolução igual a do E71. Veja abaixo fotos o E71 e com a Canon, respectivamente, como comparativo.

imagem019.jpgNokia E71

Como podem ver, o E71 não deve nada para a Canon, que tem como objetivo principal de sua existência tirar fotos. Depois da chegada do E71, ela ficou carente e encostada no fundo da gaveta. Não preciso mais dela, por enquanto.

Há funções para ajustar o foco, tom de cor, equilíbrio de cores, compensação de exposição, etc. Mais que suficiente para um celular. Outra coisa bacana: você consegue enviar suas fotos para seu Flickr com apenas um clique.

Para vídeo, grava em MPEG4, 320X240, com som, 30fps. É possível subir direto para o Youtube. Eu cheguei a fazer alguns vídeos, mas como foram logo após uma balada com níveis alcóolicos elevados, achei melhor não publicar 😛

Existe outra câmera VGA para video-conferências.

Autonomia

Essa é uma das características em um celular que eu, particularmente, não ligo muito. Vejo muita gente reclamar da bateria acabar rápido, mas como eu levo sempre um carregador comigo, basta colocar na tomada. Nenhum sacrifício.
Mas, uma das coisas que me impressionou quando abri o celular, foi o tamanho da bateria. Ela é responsável por ocupar mais da metade do espaço físico do aparelho. Por sorte, todo esse tamanho só veio para o bem:  bateria dura. Num dia de ócio, passei horas jogando Need for Speed nele, depois fiquei um bom tempo navegando, acessando sites, instalando aplicativos, ouvindo música, e ele aguentou o tranco.

Aplicativos

Apesar de novo, o aparelho já tem uma boa gama de aplicativos. Dos muitos que instalei recentemente, não posso deixar de recomendar o Fring. Com ele você conecta MSN, Gtalk, Orkut, Twitter, Skype, tudo de uma vez só. Ele te avisa das atualizações de seus contatos e é bem fácil de usar.
Na rede você encontra sites com muitos truques, dicas e aplicativos para E71, vale a pena conferir. Além disso, instalei alguns temas, que deixam o visual do celular mais bonito, já que os temas padrões não me agradaram muito.

E por falar em aplicativos, a Nokia está promovendo o 1º Concurso de aplicativos Nokia. Porque não basta lançar um celular novo por semana, mas é preciso também criar conteúdo e ferramentas relevantes e abundantes para os aparelhos.

Crie um aplicativo para um aparelho Nokia e concorra a até 10 mil reais!

Serão avaliadas a qualidade do código, a melhor interface para o usuário e a inovação. Você pode criar o aplicativo em duas plataformas: S40 e S60. Vale lembrar que o peso limite dos arquivos deverá ser de 250kb para S40 e sem limite de peso para S60 e que o código fonte não poderá ser fechado e nem comercial.

As inscrições são válidas até o dia 28 de fevereiro de 2009 e as criações serão julgadas pelo Instituto Nokia de Tecnologia – INDT. A divulgação dos vencedores será no dia 06 de março de 2009, no blog Sem Limites.

Encontre informações técnicas sobre o funcionamento dos aparelhos e suas tecnologias em www.forum.nokia.com. Aproveite também para testar a usabilidade da sua criação nesse site.

Além do prêmio em dinheiro, os ganhadores terão a possibilidade de ver seus aplicativos embarcados em novos produtos da Nokia, de fazerem parte da equipe de colaboradores do INDT e de até terem seus nomes divulgados pela Nokia.

Conclusão

Ainda tenho algumas outras coisas para falar sobre a Nokia e as últimas coisas que estão sendo realizadas. Para finalizar, deixo a ficha técnica do E71 e digo que, com poucos dias de experiência, acredito que esse seja o principal concorrente dos Blackberrys atuais e o melhor smartphone que tive oportunidade de usar.

Ficha técnica:

Dimensões:
114 x 57 x 10 mm

Tela:
Tamanho: 2.36″ /  Resolução: 320 x 240 pixels (QVGA) /  Até 16 milhões de cores

Autonomia:
– Tempo em espera: GSM até 17 dias, WCDMA até 20 dias, WLAN em espera até 166 horas
– Tempo de reprodução de música (máximo): 18 horas. GSM até 10h30min
– WCDMA até 04h30min

Memória:
– Porta para cartão de memória microSD hot-swap de até 8 GB
– 110 MB de memória dinâmica interna

Câmera:
– 3.2 MP
– Vídeo: QVGA

Conectividade:
– 3G, WIFI, Bluetooth, Infra-vermelho.

Nokia E71 – Review Completo
Avalie esse artigo:

55 Comments

  1. RAGGIOTTO 14/09/2010
  2. Lara 16/09/2010
  3. Kezia 14/10/2010
  4. EDUARDO 05/11/2010
  5. tykinho 06/11/2010

Add Comment