Web
Analytics

Nota Fiscal Eletrônica Amazonas – Como Funciona?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é classificado como um documento digital, onde é armazenado eletronicamente uma operação de compra, prestação de serviço ou qualquer circunstancia de circulação de mercadoria. A NF-e é um processo fiscalizador brasileiro que  entrou em vigor dia 15 de setembro de 2006. A Nota Fiscal Eletrônica veio para facilitar e substituir a antiga Nota Fiscal impressa. Em 2006 foram emitidas as primeiras NF-e já com validade tributária. A partir desse dia a NF-e não era mais um projeto ou como chamavam um piloto e sim o instituto de controle fiscal de vários estados.

Em 2007 instituiu-se a obrigatoriedade do uso da NF-e para todas as empresas de setores de combustíveis e fabricantes e revendedores de cigarros. Depois de um tempo seria declarada quase que obrigatória para outras empresas em nota mais de 12.000 empresas de outros setores, isso em 2008.  Com essa medida mesmo não sendo obrigatório para ouras áreas muitas empresas anteciparam o uso, pois a NF-e daria algumas vantagens como a redução de custos em determinadas questões e para que essas empresas pudessem estudar a mudança tendo mais tempo.

No Amazonas muitos varejistas se utilizam da NF-e como documento junto a Secretária do Estado o Sefaz que o órgão responsável no estado do Amazonas. O sistema NF-e oferece muito mais segurança. Com mais de oito mil empresas varejistas já se utilizando da NF-e. A Nota Fiscal Eletrônica trás alguns benefícios a essas empresas, uma das vantagens.  Uma das vantagens é que as empresas ganham mais autonomia na hora de emitir a Nota Fiscal Eletrônica. Acesse o site da do Ministério da Fazenda e veja todas as informações necessárias. http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/WebServices.aspx