A NF-e, mais conhecida como Nota Fiscal Eletrônica é um documentos, muito importante, digital que emite e armazena as operações de prestação de serviços, circulação de produtos e mercadorias. A lei que obriga o uso da NF-e ( Nota Fiscal Eletrônica, entrou em vigor dia 15 de setembro de 2006. Os modelos de notas ficais são dois a 1 e 1 A. temos a previsão que esse modelo de nota fiscal ainda vai sofrer modificações. A NF –e teve sua origem, bem inteligente, da Receita Federal e o ENCAT. O projeto foi uma experiência bem sucedida que facilita em muitas coisas, os clientes e fornecedores de serviços e produtos.
A nota fiscal eletrônica está, hoje em dia, espalhada por várias regiões do Brasil como São Paulo, Rio Grande do sul, Goiás, Bahia, Maranhão e Santa Catarina. Funciona sempre da mesma maneira em todos os estados brasileiros. A NF-e é a garantia que a receita federal tem sobre os produtos e conduta das pessoas. A nota fiscal eletrônica facilita a vida do comerciante em termos de praticidade e desempenho. A NF-e é um documento compulsório e está sendo usado por mais de 12.000 empresas só em 2008. Os custos diretos e indiretos por determinada adaptação para a melhoria.
Em Curitiba a funcionalidade é a mesma e depende de estabelecer a obrigatoriedade ainda. Em 2007 saiu o Protocolo ICMS 10/2007 que estabelecia essa obrigatoriedade da NF-e para alguns setores como os fabricantes de cigarros e postos distribuidores de combustível liquido. Logo após saiu o protocolo 24/2008 estendendo a obrigatoriedade para alguns contribuintes como podemos citar o artigo:
I – fabricantes de cigarros; distribuidores ou atacadistas de cigarros; produtores, formuladores e importadores de combustíveis líquidos, assim definidos e autorizados por órgão federal competente.