Web
Analytics

Nove Passos Que o Fazem Desanimar do Trabalho

Tem gente que acha que não é possível trabalhar em uma empresa e sair satisfeito com tudo que realizou.
Eu também acreditava nisso, mas estou mudando meu conceito.

Ainda acho que o ideal é ter um negócio próprio, cuidar da sua vida, ver os frutos do seu trabalho, etc.
Mas essa visão é construída quando você trabalha numa empresa sem visão, que não reconhece um grupo, mas apenas um produto.

Apesar de ter uma experiência pequena no mercado de trabalho, tem coisas que você percebe de longe que desmotivam um funcionário. Falo aqui principalmente para profissionais da área de TI, já que minha experiência é essa.

1 – Não inovar: Inovação é a palavra do momento. Uma empresa que não inova, fica atrás das outras, se torna pouco atraente para os funcionários, por maior que seja seu porte. Ninguém gosta daqueles dinossauros gigantes que nunca evoluem.

2 – Desenvolvimento: O funcionário precisar sentir que está crescendo. Não precisa ser crescendo de cargo, ganhando uma promoção. Crescer pode ser apenas aprender uma tecnologia nova, uma linguagem, participar de um projeto que não faz parte da rotina.

3 – Valorizar o trabalho: Nada pior que pedir à um profissional de TI que fique indo ao banco ou que fique montando datashow para as reuniões. Se você contratou um analista, dê trabalho de analista.
Nada errado em propor coisas novas, desde que essas coisas contribuam para o desenvolvimento, e não na atrofiação do cérebro!

4 – Política: Acho ridículo empresas que bloqueiam a internet. Você pode estar limitando um grande potencial. Entendo o motivo, pois tem gente que abusa, mas então arrume meios de punir essas pessoas e não todas. Se o funcionário já fez todo o trabalho que tinha, qual o mal em poder navegar na internet e se manter informado?
Aliás, MSN pode ser uma ótima ferramenta de trabalho se souber usá-la.

5 – Manutenção e housekeeping: Mantenha o prédio limpo, arrumado. Já trabalhei em um lugar que o teto caiu no meio das mesas, quase atingindo o pessoal pois o prédio estava velho demais. Trabalhar em um celeron 500 com 64mb de ram também desanima qualquer um. Vale a pena investir em computadores novos se você puder, pois pode ganhar um tempo precioso, sem contar que as informações tem menos chances de se perderem.

6 – Música: Eu preciso de música para trabalhar. Muita gente também. Se você não trabalha com atendimento ou em relações públicas, em um lugar sem contato direto com o cliente, qual o problema de ouvir música? Ajuda na concentração e no astral, desde que não seja alta e esteja atrapalhando o próximo.

7 – Chefe a moda antiga: Ter um chefe que fica policiando seu trabalho a todo segundo é incompreensivel. Aquele chefe que senta atrás do teu micro, pra ver se você está trabalhando, que marca tua hora de entrada e saída, quantas vezes foi ao banheiro, etc. Dê liberdade e espere o resultado. Ninguém consegue trabalhar sendo observado a todo instante. Se dando liberdade não funciona, então voc contratou a pessoa errada.

8 – Amizades: Ter amizades reais dentro do ambiente de trabalho é fundamental. Ter inimigos e perceber que tem gente querendo teu mal é talvez o fator que mais desanime. É impossível ter boa vontade e fazer tudo que estiver ao alcance para ajudar alguém que você sabe que está esperando alguma falha sua.

9 – Clareza e confiança: Perguntar como a equipe se sente, quais as novidades e talvez fazer uma reunião semanal para tratar dos assuntos da semana faz o funcionário se sentir mais parte do time.

2 Comments

  1. Renato
  2. tonobohn

Add Comment