Teste: Um Dia Sem o Google – Nunca Sem Meu Google!

Untitled-1

Juro que tentei fazer o que prometi: ficar um dia sem o Google.

Quer saber? Não dá. Ou melhor, não quero.

Um dia sem Gmail – E um dia com Yahoo. Apesar do Yahoo mundialmente falando ainda ser muito mais usado que o Gmail, ele está muito atrás em termos técnicos. Acostumei-me a organizar e-mails por labels e não pastas, o que é muito mais eficiente. Acostumei com o fato do Gmail agrupar conversações, o que torna a leitura para quem participa de listas de discussões infinitamente melhor. O Yahoo só ganha em interface, mas isso para um geek de verdade não faz tanta diferença.

Um dia sem Analytics – Existem muitos concorrentes bons. Extreme Tracking, Click e outros até dão conta do recado, mas ainda fico com o Analytics.

Um dia sem AdSense – Falei que não ia fazer e não fiz. O Bruno já fez essa experiência por mim, o que me poupou esforço, tempo e dinheiro.

Existem outros programas de monetização, mas talvez o maior concorrente direto seja o Uol Afiliados, que ainda não chega aos pés do AdSense. Outros programas como Buscapé, Hotwords, Mercado Livre, possuem outro tipo de sistema, podendo ser usados em paralelo ao AdSense.

Um dia sem Google Search – Apesar do vício de pesquisar já diretamente pela Google Toolbar nomeu Firefox, este talvez é um dos serviços que faria menos falta, já que o Yahoo poderia substituí-lo tranquilamente. mesmo assim, me peguei algumas vezes durante o dia fazendo buscas pelo oráculo e só reparei depois.

Um dia sem Google Desktop – Com o Windows Vista, até poderia ser dispensado.

Um dia sem Orkut – Ninguém sentiria a menor falta deste. Com Facebook ou MySpace, os brasileiros seriam muito mais felizes e poderiam fuçar na vida de uma rede muito maior de internautas pelo mundo a fora. Fofocas internacionais. Fantástico não? É a tal da globalização …

Um dia sem Google Docs – Confesso que ainda pouco uso o Google docs. Contudo, Think Free e Zoho são concorrentes a altura, aliás até com algumas vantagens. Com pequenos upgrades em ambos, o Google Docs não seria mais essencial. Ambos possuem por exemplo, software para criação de apresentações online, ou para os leigos, PowerPoint online. Enquanto o Google está há meses cozinhando o lançamento do Google Presently.

Um dia sem Google Translator – Uso o Google Translator por ele estar a um clique com o botão direito do mouse no meu Firefox, utilizando o plugin gTranslate. Alternativa? Free Translator

Um dia sem Google Talk – Convenhamos, o Google Talk não tem nada muito de especial além da integração com outros serviços do Google. Nada nos impede de usar o WLM ou até mesmo o falecido ICQ (falecido aqui no Brasil).

Conclusão

Achei o dia “Googleless” interessante para descobrir concorrentes, conhecer novas ferramentas. Muitas vezes ficamos presos a serviços do Google e repousamos em nosso casulo construído. No entanto, é perceptível o quanto nos faria falta se Larry Page não tivesse montado seu projetinho de faculdade em 1997.

Um dia sem Google é quase um dia sem web. Ou com ela pela metade.

4 Comments

  1. Toddyson

Add Comment