Web
Analytics

O Que Causa Gangrena?

 

A famosa Gangrena é caracterizada pela morte dos tecidos da pele e envolve tanto a epiderme quanto derme e tecidos subcutâneos. Sendo assim, possui processo de necrose, ou seja, o apodrecimento de nossos tecidos que constituem a camada da pele. Os sintomas apresentados nos pacientes podem variar dependendo do avanço da doença podendo demorar mais tempo em algumas pessoas e menos em outras. Com isso, vale ressaltar que as Gangrenas úmidas geralmente se instalam com mais rapidez, ao contrário das Gangrenas secas de maneira geral.

As causas da doença estão relacionadas com problemas nos vasos sanguíneos, a falta do suprimento sanguíneo é responsável por causar essa consequência nas pessoas. Então podemos generalizar afirmando que qualquer influência negativa sobre o funcionamento correto dos vasos sanguíneos podem resultar numa Gangrena, e um bom exemplo para essas situações são as infecções, que são bastante comuns em algumas pessoas. O tabagismo, diabetes e arteriosclerose também podem se tornar um forte aliado para a causa da Gangrena.

A Gangrena seca pode causar o bloqueio do fluxo de sangue arterial, e pode ser consequência de ferimentos graves geralmente provocados por acidentes ou cirurgias. Sendo que a úmida se desenvolve mais quando há infecções no organismo. Os dois tipos causam o mesmo resultado, a necrose da pele, já que o fluxo de sangue para as células do tecido são impedidas, assim resultando na morte deles e o desenvolvimento da doença. O conselho é que todas as pessoas que sofrerem acidentes com ferimentos graves, infecções ou qualquer problema que envolva a circulação sanguínea consulte rapidamente um médico especialista para diminuir os riscos de Gangrena.