Web
Analytics

O que é aluvião e como ele pode ser explorado

o que é aluvião

Não é comum ouvirmos falar muito desse termo, apesar de ele ser bem conhecido no mercado de mineração. Mas o que é aluvião, como e porque ele pode e deve ser explorado. Vamos falar um pouco mais sobre isso agora mesmo!

Algo que você já pode ter ouvido são frases como ouro ou diamante de aluvião, mas já sabe o que é esse ouro ou diamante? 

Aqui você vai entender tudo que pode ser feito com o aluvião e perceber que não é apenas o ouro e o diamante que pode ser encontrado e explorado nele. Vamos passar, por sua vez, alguns temas relevantes no mercado com relação a ele, acompanhe!

Fragmentos clástico e o aluvião

Depósitos aluvionares. Estes são compostos por fragmentos clássicos, material criado a partir do fragmentos de outras rochas.

No geral, para que exista um aluvião, deve-se estar em uma área que considere os fragmentos clássicos, ou seja, uma área com o acúmulo desses sedimentos.

Em muitas ocasiões esses aluviões podem se apresentar em tamanhos granulados e, por sua vez, se encontram na forma de cascalho, areia e até lama. 

Estes são depositados na terra a partir de sistemas fluviais, ou seja, com a passagem de rios, leitos ou cursos de água. 

Em outras palavras, os sedimentos são transportados de local para local a partir da água. Isso acontece de maneira natural, mas com certeza é importante dar uma atenção especial para isso porque é a partir desses acontecimentos, que são diversos, você consegue fazer com que os aluviões existam.

O que é aluvião e como é sua mineração? 

Em certos casos, quando as substâncias ficam depositadas no local devido a essa mudança brusca de posição, também ficam alguns materiais que podem ser utilizados com fins econômicos e comerciais.

Em outras palavras, ele é útil economicamente. Nesses casos é sempre possível contar com materiais de alta densidade e de alta dureza. Vale lembrar que esses materiais são encontrados nas rochas clássicas, que, ao passar pelo processo de sedimentação, acabam sendo liberadas. 

O que é aluvião? Como a força de um sistema fluvial pode ser forte, eles ficam depositados, assim formando o aluvião.

Como é possível fazer a exploração

No geral existem duas formas de fazer a exploração. Vale lembrar que esse processo pode ser feito a céu aberto, sem muitas dificuldades.

Existe, portanto, o modelo de exploração rudimentar e o em vários níveis de mecanização. Vamos ver um pouco mais sobre eles!

Modelo de exploração rudimentar

Quando o aluvião está em forma de depósito, há uma maneira de fazer a exploração de forma simples.

Você já deve ter até mesmo observado isso em filmes. O garimpeiro se dispõe de materiais como pás ou bacias e fica no leito do rio, colocando e retirando a água e os sedimentos até encontrar algo.

Pode ser utilizado peneiras também, o que facilita bastante a “filtragem” dos materiais que se encontram em forma granulada. 

No entanto, vale lembrar também que a exploração rudimentar não consegue trazer muitas atividades, sendo algo feito para a exploração de materiais como o diamante, que possui um alto valor econômico.

No entanto, no geral, não há a captação em grande quantidade de nenhum material.

O método mecanizado

Essa, por sua vez, é possível graças a grandes depósitos que podem ser encontrados. Isso porque há muitas áreas de exploração que utilizam desse processo para conseguir uma boa quantidade de materiais.

Veja bem, no processo de exploração mecanizado, há uma busca por diversos materiais, sendo assim, não há apenas uma forma de o fazer.

Utiliza-se, no processo, desmontes hidráulicos, escavadeiras e muitos outros materiais durante o processo de retirada do material.

O primeiro processo é bem interessante. O que é aluvião? Nele, com a ajuda de uma escavadeira, é possível liberar o depósito aluvionar e, depois disso, basta utilizar a água para formar uma espécie de “polpa”. 

Esse acumulado de lama é transportado para unidades de tratamento, onde fica fácil fazer a mudança e buscar de forma mais concentrada diferentes tipos de metais ou quaisquer outros materiais.

E o que pode ser considerado consequência desse processo?

Bem, como toda atividade que vise lucro, ou até mesmo aquelas que visem apenas a produtividade, é possível observar que pode acontecer alguns problemas. Nesse caso, logo de cara já é fácil observar possíveis ocasiões em que o cuidado com o ambiente pode ser desconsiderado.

Isso acontece bastante graças aos processos utilizados. Talvez o que menos cause impacto seja o rudimentar, já que é algo bem manual. 

No entanto, n o que é aluvião, os outros é possível destacar consequências como: mudança no leito do rio, escavações que podem gerar problemas e até mesmo desperdiçar aquíferos e, por fim, essas atividades podem interferir até mesmo no clima. 

De toda forma, há sempre o que fazer para diminuir os impactos ambientais, mas devemos sempre lembrar que essas atividades devem ser controladas ao máximo sempre. 

E vale a pena para a mineração?

Bem, é possível conseguir os materiais de aluviões em diversos outros processos, sendo assim, será que é realmente algo rentável para o ramo da mineração, afinal, algumas atividades podem gastar bastante com mão de obra e material.

A resposta é que sim! Antes de tudo, fica claro que os sedimentos depositados no solo podem ser lucrativos, sendo assim a atividade começa. Porém, quase sempre é fundamental estabelecer o método correto para conseguir o máximo de lucro, nesse caso, não há onde se esconder.

É claro que o aluvião não é encontrado com tanta facilidade assim, já que é um depósito de materiais que se forma de maneira natural, mas, ao encontrar, tanto a exploração rudimentar como a mecanizada pode gerar um bom lucro.

Por fim…

Agora que você sabe o que é aluvião e apesar de ser um processo longo, principalmente com o meio rudimentar, existem muitos materiais que podem ser encontrados nesses depósitos que realmente valem muito dinheiro. 

A exploração deles conta com certa facilidade, já que é fácil fazer ela a céu aberto. Além disso, é algo que se faz a muito tempo, sendo assim, cada vez mais existem métodos para facilitar o processo.