O Que é Menopausa? E Quais os Sintomas?

A menopausa é o nome dado a última menstruação espontânea da mulher, assim este período a partir da última menstruação recebe o nome de climatérico e vai dos 45 aos 60 anos. Nesta fase da vida, os ovários deixam de produzir hormônios femininos (progesterona e estrógeno) de maneira gradativa até que a produção se encerre de vez, o que faz a mulher perder a capacidade de reproduzir. Não se trata de uma doença e sim de um estágio da vida da mulher, e nesta fase acontecem muitas modificações no organismo feminino. Desta forma, a menopausa causa alguns sintomas, os quais são comuns, como ondas de calor, suores noturnos, insônia, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e de memória, depressão, irritabilidade e menor desejo sexual.

A principal característica da menopausa é a acedência da menstruação, no entanto, em algumas mulheres a menopausa se anuncia através de irregularidade menstrual, como menstruações mais escassas, hemorrágicas, mais ou menos frequentes. Não existe idade pré-determinada para a menopausa, mas geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, mas também pode ocorrer a partir dos 40 anos. Denomina-se menopausa precoce quando ocorre espontaneamente ou quando a mulher submete-se a cirurgia antes dos 40.

É possível envelhecer com muita qualidade de vida e com muita saúde, mas para isso é preciso que a mulher se cuide sempre. Assim, ao entrar nesta nova fase da vida é importante visitar o seu ginecologista para orientações e recomendações sobre o que é e o que não é permitido, já que com a diminuição do hormônio feminino muito se altera. Consulte seu médico!