Web
Analytics

O Que é Traffic Shapping? Como Funciona?

Todo mundo que ao longo dia usa a rede para fazer algum tipo de download – seja para documentos pessoais ou profissionais – já deve ter percebido que em algum momento do dia vira um verdadeiro tormento concluir o processo. Pois é, saiba que toda esta lentidão tem um motivo e tenha certeza de que, ao que parece, é tudo proposital mesmo.

Muitos provadores que aqui no Brasil, os milhões de habitantes conectados são responsáveis pela ocupação de 80% de toda a rede, sobrando míseros 20% para o restante da humanidade usar. E para coibir este uso excessivo de uma rede para um país apenas, os provedores se uniram (embora ninguém confesse) para tentar colocar limites em tudo isso, criando o que se conhece como traffic shapping.

Como funciona? É o que vamos explicar: os provedores se uniram para limitar o tamanho da banda para os protocolos que usam mais a rede. Geralmente estes protocolos são baixados mais em arquivos grandes, limitando até mesmo a transmissão de arquivos via FTP, quando o processo será feito em transferência para outros servidores.

E a forma de “frear” todo este uso é tornando o processo de transferência tão lento a ponto de levar nós, internautas brasileiros, a ponto de uma desistência mesmo. Então, quando você vê tudo muito devagar, pode ser que sua internet esteja passando pelo traffic shapping.