Web
Analytics

O que Fazer para se Sair Bem na Entrevista de Emprego

Apesar da gigantesca quantidade de informações que recebemos hoje em dia pela mídia, sobre dicas de emprego e tudo o mais, a quantidade de pessoas que acaba perdendo em seleções por causa de rendimento insatisfatório em entrevistas de emprego é muito grande.
As dicas abaixo foram coletadas em meios diversos, mas servem como regras universais para evitar que o trabalho dos seus sonhos se transforme em fumaça e que você continue na fila dos desempregados.

Apresente-se como esmero, mas sem exageros. Use roupas neutras e práticas, mas não queira ser reconhecido por elas. A imagem que quer passar, na maioria das vezes, é de uma pessoas prática mas elegante. Meninas, esqueçam aquele vestido com um decote monstruoso no armário! Meninos, nada de camisas apertadíssimas para mostrar o quanto estão investindo na academia. Na maioria das vezes a combinação calça (em algumas situações jeans), blusa e sapato é o suficiente.

Nada de chicletes e balas durante a entrevista… use antes, até mesmo para disfarçar aquele bafinho que fica por estar muito tempo sentado esperando, mas nunca durante. Isso é coisa de criança e causa uma péssima impressão.

Desligue o seu celular. Não existe nada que justifique manter o celular ligado enquanto estiver numa entrevista de emprego. Sua atenção, nesse momento, deve estar voltada apenas ao entrevistador. Mesmo telefones no vibracall podem ser distrações a você. Desligue-o, preferencialmente, ao entrar na sala, para que o seu entrevistador perceba que você está dando total atenção a ele. Mas faça isso antes que ele peça.

Nunca minta. Acredite: as pessoas que se encarregam de entrevistar quase sempre percebem quando faz isso. Uma mentira é automaticamente compreendida como perda de interesse. Você contrataria uma pessoa que mentisse a você no primeiro contato?

Responda as perguntas feitas com objetividade e sem hesitação. Não enrole demais e não seja disfarce se não souber. É mais fácil confiar em alguém que admite não saber, do que em alguém que tenta te enrolar, certo? Nunca fale mal de seu ex-emprego ou de seu ex-chefe.