O sucateamento do ensino brasileiro

Comentário enviado pela leitora Camila Tonobohn:

O que tem a ver com tecnologia? Tudo. Tem tudo a ver.
O que significa dizer que uma Universidade é pública? Não significa somente que não se paga para estudar lá. Paga-se sim, e quem paga é a sociedade por meio dos impostos federais. Conseqüência disso é que o conhecimento que nela se produz, também é da Sociedade. É o que se chama de extensão universitária; uma forma de devolver à coletividade o investimento feito.

As Universidades Públicas são os maiores e mais importantes centros de pesquisa do país. Entre elas, USP, UNESP e UNICAMP juntas representam uma parcela enorme do que se produz no Brasil e na América Latina. Inclusive temas relacionados à tecnologia , por óbvio. Importar conhecimento hoje em dia é muito fácil, mas produzi-lo é muito mais importante para o crescimento do país.

Essa é uma luta de todos. Privatizar o conhecimento significa que teremos que pagar cada vez mais por ele, o que significa que enriqueceremos mais ainda a meia dúzia de empresários da educação, enquanto empobrecemos cada dia mais. Privatizar o conhecimento é o mesmo que tornar mais profundo o abismo da diferença social.

Isso faz alguma diferença pra você?

Pra mim faz. Toda a diferença.

Mais do que interessante, o vídeo acima é um pedido desesperado de socorro e apenas uma amostra da situação deprimente pela qual passamos.

Isso não é uma campanha política anti-tucanista, nem contra o Serra, nem contra ninguém. Apenas a favor da educação de qualidade.

O sucateamento do ensino brasileiro
Avalie esse artigo:

2 Comments - Add Comment

Reply