Onde Está o Real Valor do Google?

Algum tempo atrás, Bill Gates questionou a capacidade do Google de criar produtos lucrativos, depois da empresa ter sofrido uma de suas maiores quedas na bolsa de valor por não atingir o lucro esperado por seus investidores.

Roger Schank {Schank, 2002}, investigador em inteligência artificial, diz que, “no fim do último século o conhecimento começou a tornar-se na moeda mais valiosa, tal como a terra numa economia feudal e o capital numa economia industrial” {Gopnik, 2002, p.73}.

Dr Saber No filme “Inteligência Artificial“, quando o menino David está a procura da Fada Azul, um android recomenda que ele consulte o “Dr. Saber”. No entanto, você só pode fazer 3 perguntas para o Dr. Saber e elas custam caro.

Informação é o bem mais valioso e caro nos dias de hoje, afirma o android.

E quem detém grande parte da informação do mundo todo, nos dias de hoje? O Google, claro.

A Microsoft pode ser uma empresa muito maior em capital, lucratividade, etc. A Apple pode ser uma grande empresa, com gadgets maravilhosos e a IBM.. bem, essa já não é a mesma que costumava ser.

Mas só o Google detém a informação, que creio eu, é o maior bem que uma empresa pode ter.

Mais um passo grande

Agora, o Google está dando mais um passo nessa direção, com o recente anúncio do OpenSocial, uma semana depois da Microsoft ter anunciado investimentos no Facebook.

Há quem diga que a relação entre Google e Facebook não é das mais saudáveis.

A plataforma Opensocial, que deverá ser anunciada nesta quinta-feira, pretende integrar através de uma série de API’s diversas redes sociais como LinkedIn, hi5, XING, Friendster, Plaxo e Ning. Também, seguindo o conceito de plataforma, assim como o Facebook já o faz, ficará disponível para que desenvolvedores possam criar novas aplicações, aumentando ainda mais a interação e utilidade das redes em questão.

Particularmente, vou continuar olhando bem de perto para vero que vai sair daí.

O Orkut pode ganhar muitas novas funções com essa nova plataforma. Quem sabe aí os Orkutcidas e afins não voltem a utilizar o serviço?

Do outro lado…
Por outro lado, com o interesse de muitos desenvolvedores voltado para a nova plataforma, a concertação deixa de existir e os esforços vão se diluir, dividindo-se entre Facebook e OpenSocial. Traduzindo: menos aplicativos para o Facebook.

A “briga” vai ser boa e, ao menos para nós usuários finais, saudável.

Agora imagine se o Google conseguir filtrar e organizar toda a informação que poderá ter em mãos. Para se tornar o Dr. Saber, só vai faltar uma versão 3D com a cara do Einstein.

Leia mais sobre o tema:

O melhor mesmo é agregar – Techbits

Opensocial: Google aposta na integração entre redes para combater o Facebook – Undergoogle

Onde Está o Real Valor do Google?
Avalie esse artigo:

4 Comments

  1. Gustavo Gitti 02/11/2007
  2. Fabiane 03/11/2007
  3. EAD 21/11/2007
  4. john robert 01/02/2008

Add Comment