Onde Está o Real Valor do Google?

Algum tempo atrás, Bill Gates questionou a capacidade do Google de criar produtos lucrativos, depois da empresa ter sofrido uma de suas maiores quedas na bolsa de valor por não atingir o lucro esperado por seus investidores.

Roger Schank {Schank, 2002}, investigador em inteligência artificial, diz que, “no fim do último século o conhecimento começou a tornar-se na moeda mais valiosa, tal como a terra numa economia feudal e o capital numa economia industrial” {Gopnik, 2002, p.73}.

Dr Saber No filme “Inteligência Artificial“, quando o menino David está a procura da Fada Azul, um android recomenda que ele consulte o “Dr. Saber”. No entanto, você só pode fazer 3 perguntas para o Dr. Saber e elas custam caro.

Informação é o bem mais valioso e caro nos dias de hoje, afirma o android.

E quem detém grande parte da informação do mundo todo, nos dias de hoje? O Google, claro.

A Microsoft pode ser uma empresa muito maior em capital, lucratividade, etc. A Apple pode ser uma grande empresa, com gadgets maravilhosos e a IBM.. bem, essa já não é a mesma que costumava ser.

Mas só o Google detém a informação, que creio eu, é o maior bem que uma empresa pode ter.

Mais um passo grande

Agora, o Google está dando mais um passo nessa direção, com o recente anúncio do OpenSocial, uma semana depois da Microsoft ter anunciado investimentos no Facebook.

Há quem diga que a relação entre Google e Facebook não é das mais saudáveis.

A plataforma Opensocial, que deverá ser anunciada nesta quinta-feira, pretende integrar através de uma série de API’s diversas redes sociais como LinkedIn, hi5, XING, Friendster, Plaxo e Ning. Também, seguindo o conceito de plataforma, assim como o Facebook já o faz, ficará disponível para que desenvolvedores possam criar novas aplicações, aumentando ainda mais a interação e utilidade das redes em questão.

Particularmente, vou continuar olhando bem de perto para vero que vai sair daí.

O Orkut pode ganhar muitas novas funções com essa nova plataforma. Quem sabe aí os Orkutcidas e afins não voltem a utilizar o serviço?

Do outro lado…
Por outro lado, com o interesse de muitos desenvolvedores voltado para a nova plataforma, a concertação deixa de existir e os esforços vão se diluir, dividindo-se entre Facebook e OpenSocial. Traduzindo: menos aplicativos para o Facebook.

A “briga” vai ser boa e, ao menos para nós usuários finais, saudável.

Agora imagine se o Google conseguir filtrar e organizar toda a informação que poderá ter em mãos. Para se tornar o Dr. Saber, só vai faltar uma versão 3D com a cara do Einstein.

Leia mais sobre o tema:

O melhor mesmo é agregar – Techbits

Opensocial: Google aposta na integração entre redes para combater o Facebook – Undergoogle

4 comentários

  1. Gustavo Gitti

    Ótimo post, Gabriel. To apostando muito no OpenSocial. É uma das maiores promessas da nova web.

    Abração!

  2. Fabiane

    Jobs fala em determinado ponto do “Pirates of Silicon Valley” que a primeira coisa que tomam num país quando dão um golpe de estado são as comunicações.

  3. EAD

    Esse filme “piratas do vale do silício” eh mto bom lembra mto na era do Bill Gates.Show d bola

  4. john robert

    adorei este site , naum conhecia mas gora vou até ajudar a divulgar. parabens, e se prescisar de mais um funcionario ai to ak.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *