Web
Analytics

Passo a Passo para Manter a Casa em Ordem

Cuidar de uma casa é algo difícil para a maioria das pessoas. Seja pela falta de tempo do dia a dia moderno, seja por causa da completa incapacidade de manter a organização, as casas (principalmente dos solteiros) acabam por ficar mito parecidas com campos de batalhas relativamente difíceis. Mas, para que isso não aconteça mais com tanta freqüência, deixamos as dicas abaixo:

Cada coisa tem seu lugar e há um lugar para cada coisa. Crie espaços para que cada coisa possua seu lugar e esteja em seu lugar no dia a dia. Ao utilizar um objeto, guarde-o após o uso, sempre. Assim terá sempre menos coisas atravancando o caminho.

Maximize os espaços. Dê preferência a estantes e armários embutidos e nunca subestime a capacidade de gavetas. Crie uma rotina de limpeza que deverá ser cumprida. Por exemplo: todos os sábados pela manhã serão usados para limpar a casa. Mantenha a rotina contínua e seja fiel a ela como se fosse um compromisso qualquer como a academia ou o futebol dos fins de semana. Com o tempo isso passará a ser muito natural.

Memorabília não quer dizer guardar cada coisa que tenha. Jornais e revistas devem ser descartados a medida em que o prazo útil deles se esgotar. Juntar muitos deles quer dizer, com quase toda a certeza, problemas de espaço em um futuro muito próximo

Crie ambientes, mesmo que seu espaço seja pequeno. Mesmo que sua casa seja pequena ou que tenha apenas um quarto na casa de seus pais, faça com que seja dividido, mesmo que sem paredes, em espaços úteis, como dormitório e zona de estudos ou sala e cozinha no caso de flats. Siga essa diferença na hora de organizar.

Guarde itens semelhantes em lugares próximos. Livros próximos de zonas de estudos e material de limpeza perto de zonas de trabalho de casa. Comida próximo de área de cozinha e mantenha essa ordem quando for repor itens em compras.