Web
Analytics

Passo a Passo para Saber Como Organizar Livros

Se você é um leitor ou leitora, como eu, e não dispensa a sensação do papel entre os dedos e o cheiro de tinta, sabe que arrumar seus livros em sua biblioteca particular é sempre uma tarefa que parece não terminar nunca. Para você, leitor ou leitora, este artigo foi criado. Basta seguir os passos abaixo e ter um pouco de organização. Vamos lá!

Descubra o fundamento da sua organização. Se é para deixar sua biblioteca mais pessoal ou deixar seus livros preferidos mais à mão ou mesmo usar como decoração alguns dos livros ou ainda ter mais facilmente à mão de seus amigos. Essa definição será o objetivo de sua arrumação e dela dependerá a forma como organizará os seus livros;

Limpe as estantes com querosene (evita cupins e formigas) e separe todos os livros que quer manter dos que acha que pode dispor. Doe tudo o que não quiser mais ou mesmo venda-os em um sebo ou presenteie amigos. NUNCA destrua um livro! Isso é pecado que deveria ser punido com o inferno!

Escolha a forma de organizar. Será em ordem alfabética de título, por temas, ordem de autores? Conheço uma garota que organiza seus livros por cor e tamanho da capa… não sei como consegue, mas a biblioteca dela parece uma filial do Castelo Rá-Tim-Bum… e sempre sabe onde estão seus livros;

Alguns de seus livros e revistas deverão ficar deitados (poupa espaço) no caso de serem de uma mesma coleção. Disponha sempre das edições mais novas de livros e revistas (estas não podem ser acumuladas por mais de três anos por uma questão de espaço) e, a menos que sejam edições raras ou especiais, doe as mais antigas;

Cada livro possui um lugar definido na sua ordem. Não faça exceções ou o caos voltará em breve. Use objetos mais pesados como porta retratos, pequenas estátuas ou objetos afins para manter seus livros no lugar. Existem cantoneiras especiais para isso também.

Restaure os livros que estiverem em situação ruim de conservação. Capas estragadas merecem capas novas, o que pode ser conseguido em lojas especializadas. E trate melhor os novos livros!
De mais, divirta-se ao descobrir (os redescobrir) coisas interessantes que estavam bem perto de suas mãos, mas que você não via por que não conseguia enxergar o que estava bem diante de seu nariz. Boa leitura!