Por que o Pangea Day é uma idéia fantástica

Pangea Day

Dezenas ou centenas de sites já falaram sobre o Pangea Day, que ocorre no próximo dia 10 de Maio. O Pangea Day é o dia em que pessoas ao redor do globo se conectarão através do poder das imagens e filmes. Histórias contadas do mundo para o mundo, por pessoas comuns. Serão 4 horas de evento, em 180 países, milhares de lugares, milhões de pessoas vendo o mundo através dos olhos dos outros.

A iniciativa surgiu de uma idéia simples apresentada durante o TED, um encontro anual que acontece nos EUA sobre tecnologia, design e entretenimento. Nesse evento os participantes são desafiados a mostrarem seus projetos em 18 minutos. O vencedor ganha um prêmio de 100 mil dólares.

Em 2006, a cineasta egípcia Jehane Noujaim, apresentou seu desejo de fazer o “Pangea Day” e venceu.

Uma cineasta, sozinha e visivelmente nervosa conseguiu mobilizar esse grandioso projeto. No vídeo, Jehane explica que, diferente dos discursos de Miss sobre as paz mundial, o Pangea Day é muito mais tangível. Pessoas do mundo todo enviarão vídeos que serão votados pelo público.

Os 4 temas propostos para a edição 2008 do evento foram::

Filme uma boa ação.
Filme a melhor parte do dia.
Filme o que lhe faz sorrir.
Filme uma pessoa inspiradora.

Mas a idéia central é que sejam enviados vídeos que podem mudar o mundo. O Pangea Day é um dia para mudar o mundo, ou ao menos plantar uma semente. Pode parecer prepotência imaginar que um evento possa fazer isso, mas não é. Pode, no mínimo, mudar o mundo de algumas pessoas, numa visão um pouco metafísica da coisa.

Durante o dia 10 de Maio, 6 cidades no mundo, Cairo, Mumbai, Kigali, Londres, Los Angeles e Rio de Janeiro (com show de Gilberto Gil) serão palco de um grande evento onde apresentarão grandes artistas num grande show de abertura, completando a festa com os vídeos finalistas, escolhidos pelos próprios usuários.

Mais do que um mega show patrocinado pela Nokia, o PangeaDay, no que se trata de tecnologia, também mostrará toda a força da web moderna. Além dos “live shows”, o Pangea Day poderá ser acompanhado via Mobile Phone, Online (via streaming de video), e pela Televisão (no Brasil, no canal Multishow). O mundo inteiro poderá assistir ao evento esteja onde estiver, no Japão ou no Brasil, uma grande Pangea.

Por que o Pangea Day é uma idéia fantástica
Avalie esse artigo:

2 Comments

  1. Clarissa 07/05/2008
  2. Rose 08/05/2008

Add Comment