Existem 5 mil espécies de mamíferos e os humanos são um dos únicos “pelados”.
Qual a explicação científica para isso?
Existem três teorias, mas todas giram em torno de que seria benéfico para a evolução da espécie ficar cada vez menos peluda, mesmo tendo como nosso parente mais próximo o chimpanzé:
Símio aquático
Segundo essa teoria, entre seis e oito milhões de anos atrás, ancestrais humanos levavam uma vida quase anfíbia. Não, não criamos guelras nem nada parecido, mas passávamos muito tempo dentro da água, buscando alimento. O “casaco de pele” não era suficiente para aquecermo-nos na água, dado que é um péssimo isolante térmico sub-aquático, portanto, com o tempo, substituímos nosso pêlo por uma camada de gordura corporal, muito mais eficiente.
Apesar dessa teoria te deixar com a consciência mais leve pelo seus quilinhos a mais na balança, ao longo do tempo com novas provas ela tem se mostrado pouco provável.
Teoria da savana
A segunda teoria que o homem viveu nas savanas e para se adaptar ao clima temperado, perdeu os pêlos para controlar a temperatura corporal. É uma idéia razoável, mas um hominídeo pelado na calada da noite morreria de frio, perdendo calor quando precisaríamos retê-lo.
“Teoria dos piolhos”
O nome foi inventado agora por mim, somente pela falta dele.
Essa terceira teoria afirma que nossos amigos ancestrais perderam a linda cabeleira no corpo graças a piolhos e outros parasitas, como forma de se proteger deles. Esses seres carregam doenças, vírus, bactérias e protozoários e o homem primata sofria muito com isso. Graças à habilidade de fazer fogueiras e roupas além de construir abrigos, o homem teria sido capaz de perder seu pêlo e se manter aquecido mesmo assim.
Ratos-toupeiras pelados (esse bicho feio aí do lado) ajudam a comprovar essa teoria. Eles vivem em grandes colônias subterrâneas, propícias para piolhos e afins. No entanto, por viver num espaço já mais aquecido e por manter uma temperatura corporal suficiente, perderam seus pêlos para se proteger da ameaça parasita e conseguiram manter-se aquecidos.
A seleção sexual
Essa é interessante. Uma vez que a raça humana perdeu os pêlos, isso se tornou sinônimo de saúde. Menos pêlos, menos parasitas.
Muitos afirmam que os homens gostam de mulheres com o “corpo violão” pois ao longo da história essas mulheres se mostraram mais férteis e saudáveis. Saúde sempre foi o principal critério da seleção sexual e com os pêlos não foi diferente. Uma pele limpa e lisa é meio caminho andado, demonstrando fertilidade e avisando de que você é um “espécime” de qualidade.
A única razão dos humanos manterem o cabelo é que o protege do Sol e nos aquece do frio.
Mas quem explica as mulheres que gostam de peito cabeludo?
Fonte: Scientific American Brasil
[tags]hominídeos, humanos, pêlos, ciência, rato toupera, savana[/tags]
Cara… não querendo ser chato, mas baleias, elefantes, hipopótamos, todos eles são mamíferos e tem menos pelos que esse cara aqui: http://www.ficcus.com/imagenes/imagen Ocio_Humo/curiosidades/ficheros/peludo.jpg
Bom, de qualquer forma as teorias são interessantes…
Realmente chato, mas correto. O site da Scientific American também está errado.
Aliás, sem querer ser chato, mas o link que colocou está quebrado/errado hehehe
Abraço.