Por que os humanos são "pelados"?

image

Existem 5 mil espécies de mamíferos e os humanos são um dos únicos “pelados”.

Qual a explicação científica para isso?

Existem três teorias, mas todas giram em torno de que seria benéfico para a evolução da espécie ficar cada vez menos peluda, mesmo tendo como nosso parente mais próximo o chimpanzé:

 

Símio aquático

Segundo essa teoria, entre seis e oito milhões de anos atrás, ancestrais humanos levavam uma vida quase anfíbia. Não, não criamos guelras nem nada parecido, mas passávamos muito tempo dentro da água, buscando alimento. O “casaco de pele” não era suficiente para aquecermo-nos na água, dado que é um péssimo isolante térmico sub-aquático, portanto, com o tempo, substituímos nosso pêlo por uma camada de gordura corporal, muito mais eficiente.

Apesar dessa teoria te deixar com a consciência mais leve pelo seus quilinhos a mais na balança, ao longo do tempo com novas provas ela tem se mostrado pouco provável.

 

Teoria da savana

A segunda teoria que o homem viveu nas savanas e para se adaptar ao clima temperado, perdeu os pêlos para controlar a temperatura corporal. É uma idéia razoável, mas um hominídeo pelado na calada da noite morreria de frio, perdendo calor quando precisaríamos retê-lo.

 

“Teoria dos piolhos”

O nome foi inventado agora por mim, somente pela falta dele.

Essa terceira teoria afirma que nossos amigos ancestrais perderam a linda cabeleira no corpo graças a piolhos e outros parasitas, como forma de se proteger deles. Esses seres carregam doenças, vírus, bactérias e protozoários e o homem primata sofria muito com isso. Graças à habilidade de fazer fogueiras e roupas além de construir abrigos, o homem teria sido capaz de perder seu pêlo e imagese manter aquecido mesmo assim.

Ratos-toupeiras pelados (esse bicho feio aí do lado) ajudam a comprovar essa teoria. Eles vivem em grandes colônias subterrâneas, propícias para piolhos e afins. No entanto, por viver num espaço já mais aquecido e por manter uma temperatura corporal suficiente, perderam seus pêlos para se proteger da ameaça parasita e conseguiram manter-se aquecidos.

 

A seleção sexual

Essa é interessante. Uma vez que a raça humana perdeu os pêlos, isso se tornou sinônimo de saúde. Menos pêlos, menos parasitas.

Muitos afirmam que os homens gostam de mulheres com o “corpo violão” pois ao longo da história essas mulheres se mostraram mais férteis e saudáveis. Saúde sempre foi o principal critério da seleção sexual e com os pêlos não foi diferente. Uma pele limpa e lisa é meio caminho andado, demonstrando fertilidade e avisando de que você é um “espécime” de qualidade.

A única razão dos humanos manterem o cabelo é que o protege do Sol e nos aquece do frio.

Mas quem explica as mulheres que gostam de peito cabeludo?

Fonte: Scientific American Brasil

[tags]hominídeos, humanos, pêlos, ciência, rato toupera, savana[/tags]

Por que os humanos são "pelados"?
Avalie esse artigo:

2 Comments - Add Comment

Reply