Pós Parto – Quais Cuidados a Mulher Deve Tomar?

Assim como é preciso ter cuidados até o momento do parto, a mulher também precisa ter cuidados pós-parto, período este também denominado de puerpério ou resguardo e tem a duração de aproximadamente de seis a oito semanas, e tem seu fim apenas com o retorno da menstruação. Em nenhuma outra fase da vida o corpo passa por significativas modificações em pouco tempo, assim todos os órgãos, sobretudo, os genitais voltam ao seu estado normal e se recuperam durante o período de lactação, momento em que ocorrem importantes modificações psicológicas. Desta forma, a mulher deve ter cuidados redobrados com diferentes fatores após o parto, como por exemplo, o peso corporal, higiene, vestuário, hábitos, visitas, dores, medicamentos, secreções vaginal, função urinária e intestinal, atividade sexual e física, consulta médica de revisão e ginástica.

Um dos principais fatores que a mulher deve estar atenta é a dieta, onde os alimentos podem ser ingeridos após o parto normal, mesmo se houve a aplicação de anestesia local. Os primeiros alimentos mais indicados são líquidos, os de fácil digestão. Já para os dias seguintes é preciso ter uma alimentação equilibrada e saudável para uma boa manutenção do estado nutricional da nova mamãe, além de auxiliar na volta ao peso normal. O consumo de proteínas deve sofrer um aumento significativo, ou seja, optando por alimentos como peixes, carnes magras, leite e seus derivados, ovos, leguminosas (feijão e soja), e as fibras ficam por conta dos alimentos como verduras, legumes, frutas, farelo de trigo e germe. É importante evitar o excesso de açúcar e bebidas alcoólicas.

A depressão pós-parto é comum, pois a mulher deve assumir uma nova identidade, assim o médico deve avaliar a mulher durantes os primeiros dias, principalmente a amamentação, mudanças físicas e possível insegurança de criar o bebê.