Powerset. Ready? Go!

Powerset é uma empresa sediada no Vale do Silício com projetos relacionados à busca pela web. 

Você pode pensar “ai não, mais uma acando que vai virar o novo Google!”, mas a proposta do Powerset é realmente diferente e bacana. “Proposta” em negrito, já que quando uma idéia é boa, não necessariamente o serviço também é. 

A promessa do Powerset, que vem virando hype desde o meio do ano passado, é tirar uma parte do mercado do Google com seu revolucionário sistema de busca que aplica conceitos da web semântica. 

Qual é a inovação?

O mecanismo promete compreender melhor a linguagem humana, natural, determinada pela valoração das palavras contextualizadas dentro do enunciado.

Por exemplo, os mecanismo como Google desconsideram certas palavras, como preposições: de, por, com, em, etc. Ou seja, pesquisar “jantar para família”, “jantar em família”, “jantar da família”, tem absolutamente o mesmo significado para os mecanismos de buscas utilizados hoje. Ele apenas utilizará as palavras jantar + família e realizará uma busca relevante de acordo com esses termos.
 
Com o Powerset, em teoria, você pode fazer perguntar específicas, que serão interpretadas de acordo com a linguagem natural do usuário, com as palavras sendo interpretadas dentro de um contexto. A idéia é de que palavras isoladas não significam absolutamente nada, mas com outros termos, sinônimos e estruturados em uma sentença, podem trazem a resposta exata e mais próxima da realidade. 

Agora, depois de toda a teoria, vamos comparar.

Busca no Google para a frase “Who is Adam Smith?”

 Who is Adam Smith

Busca no Powerset para a frase “Who is Adam Smith?”

 Who is Adam Smith?

Notam as abas “Politician”, “defender”, “foward”, “Kentucky politician” e “ice hockey”? Cada uma fala a respeito de um Adam Smith diferente, já trazendo uma descrição do camarada e uma foto. 

Ok, essa foi fácil. Agora vamos forçar a barra um pouco mais. 

Busca no Google para a frase “famous people who died in 2005”

 Pessoas famosas que morreram em 2005

Busca no Powerset para a frase “famous people who died in 2005”

Pessoas famosas que morreram em 2005

Perceberam a enooorme diferença? O Powerset me trouxe exatamente o que eu queria saber. Batendo o olho eu já sei da lista de veteranos da primeira guerra que morreram em 2005, do Charles Martin, Martin Lings, etc. 

Conclusões

O Powerset só indexa, até agora, artigos da Wikipedia. Ou seja, o desafio é trabalhar com uma grande quantidade de dados e manter a boa relevância.

Nessa fase inicial, o Powerset ainda me lembra um pouco o Mahalo, que refina sua busca utilizando pessoas que passam o dia filtrando os resultados. Até hoje o Mahalo não parece ter decolado.

Como avisei no começo, a idéia é ótima, o site já está no ar e mostrando na prática como se dá o conceito, mas os desenvolvedores ainda vão ter um bom trabalho antes do Powerset conseguir tomar mercado do Google.

Powerset. Ready? Go!
Avalie esse artigo:

3 Comments - Add Comment

Reply