Prova Brasil IDEB 2011

A prova Brasil é basicamente um meio de avaliar o ensino das escolas, sejam elas de rede pública ou privada. São aplicadas para alunos de 4ª a 8ª série do ensino fundamental, ou segundo a nova classificação escolar, de 5º a 9º ano. Também são aplicadas para alunos do 3º ano do ensino médio. São realizadas apenas para essas séries por serem consideradas as mais importantes e fácil de avaliar a qualidade de ensino, já que a partir do 5º ano as disciplinas escolares começam a se dificultarem para os alunos, e no 3º ano do ensino médio que é o encerramento do 2º grau de escolaridade.

O objetivo principal é avaliar a situação do ensino em nosso país, e por esse motivo as provas Brasil são aplicadas duas vezes durante o ano, sendo uma no início das aulas e outra no final do ano, que serve para verificar o grau de aprendizado e a qualidade dele durante o decorrer do ano. Assim também poderão ser avaliadas as próprias escolas, já que os alunos que mais se destacarem irão mostrar que a escola é capaz de fornecer aos alunos uma boa bagagem de ensino.

De maneira geral, são provas que envolvem a língua portuguesa e a matemática. Como estamos ainda no início das aulas, é provável que a prova Brasil seja realizada no mês de março desse ano de 2011, por isso as escolas já estão se preparando e informando os alunos sobre esse sistema de provas. O resultado dessas provas serão essenciais para o cálculo do IDEB cujo significado é Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. É importante que os professores tenham incentivado os alunos à leitura e à prática de cálculos para garantir um bom desempenho no exame.

Prova Brasil IDEB 2011
Avalie esse artigo: