Web
Analytics

Quais são os principais tipos de sites e para que servem?

Para chamar a atenção do leitor deve-se criar o tipo de site correto, de acordo com aquilo que você deseja transmitir.

Um site é uma página de internet por meio da qual é possível realizar postagens e, sempre que necessário também alterá-las.

Hoje em dia as publicações em sites tem funcionado como forma eficiente de marketing digital no caso de empresas e, por isso é essencial ter cuidado na elaboração da sua página.

Do mesmo modo saber como escolher entre os principais tipos de site também é essencial para atrair pessoas e converter clientes.

tipos de site

Site institucional

O site institucional está entre os tipos de site mais utilizados pelas empresas, por conter sobretudo informações sobre a instituição em questão. Dependendo do tipo de negócio este site pode conter:

  • História e informações básicas sobre a empresa;
  • Serviços prestados;
  • Produtos disponíveis;
  • Valores;
  • Endereço e formas de contato.

Esse tipo de site é o mais indicado quando a empresa tem como principal finalidade a exposição dos seus produtos e serviços e, de algumas informações sobre elas próprias.

Ou seja, no site institucional geralmente não são enviados artigos informativos, servindo apenas realmente para apresentar a empresa.

Com relação às buscas, esse tipo de site geralmente não tem tanta relevância, mas por outro lado a construção deles tem baixo custo.

Leia também: Perigos da Internet

Site dinâmico

Os sites dinâmicos, como o próprio nome sugere são aqueles em que, diferentemente do site profissional fornece mais possibilidades, sobretudo no que diz respeito às alterações.

Devido justamente à essa possibilidade de alterar o conteúdo constantemente, é possível manter as informações sempre bem atualizadas.

Geralmente os sites dinâmicos misturam os elementos de um site institucional com aqueles de um blog, de modo que a empresa possa realizar investimentos tanto em Marketing de Conteúdo quanto em otimização.

Dessa forma, por meio da aplicação da técnica SEO é possível atrair clientes, bem como estabelecer boas estratégias para nutrir leads.

Os sites dinâmicos e as redes sociais

Como esse tipo de site é adaptável de acordo com a situação, eles podem e devem ser integrados às redes sociais, para que se faça o intercâmbio de informações e materiais, incluindo fotos, vídeos, gráficos, entre outros de forma simples e rápida.

E-commerce

Com a atual pandemia os sites do tipo e-commerce estão mais populares do que nunca, visto que eles tornam muito mais simples o ato de vender e comprar um produto ou serviço.

Sendo assim, esse site é ideal para quem deseja expandir o seu negócio online, criando vitrines atrativas de modo a atrair cada vez mais clientes.

Geralmente eles contam com sistemas eficientes de verificação de modo que o comprador possa fazer o seu pedido na loja sem a necessidade de um intermediador, de maneira segura.

No entanto, é importante ter em mente que a manutenção e atualização de um e-commerce não é algo tão simples, visto que é preciso cadastrar os produtos, fazer alterações de valores, inserir informações importantes tanto sobre o produto quanto sobre o tipo de frete.

Site one-page

Como se pode supor pelo nome, a característica marcante do site one-page é justamente ter todas as informações em uma única página, que geralmente é bem longa e pode ser rolada pelo usuário.

O bom nesse caso é que esse tipo de página carrega mais rapidamente e, justamente por isso são simples de ler até mesmo em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

No mais, eles são bem simples e intuitivos, de modo que funcionam bem com pessoas que tem pouco tempo à disposição, como é o caso dos jovens.

Nesse caso basta selecionar e clicar sobre qualquer item do menu e a página rola automaticamente para baixo até o local referente.

Portais

Os portais servem para permitir que conteúdos de diferentes tipos sejam agregados, de acordo com o público e seus respectivos interesses.

Dessa forma a ideia é que diariamente hajam novas informações que interessem a essas pessoas, para que elas estejam sempre visitando a página.

Geralmente dentro dos portais os leitores são direcionados para outros locais e tenham acesso a outras notícias, buscadores, sites, mapas, entre outros. Esse é o modelo mais adequado para quando o intuito principal é vender informações.

Blogs

Com certeza você já deve ter se deparado com alguns blogs, onde são publicados artigos de diferentes assuntos, com o intuito sobretudo de atrair e informar os leitores.

Como você deve saber, os blogs são muito dinâmicos e, geralmente são criados para os leitores mais fiéis, que em geral entram frequentemente para ver as principais novidades.

Geralmente os blogs são associados a sites, de modo a servirem sobretudo como uma poderosa ferramenta de marketing.

Isso porque eles são usados para atrair os clientes, incentivando-os a consumir os seus produtos, mas de uma maneira muito mais sutil com relação a uma propaganda convencional.

É importante ainda que o blog se conecte com as redes sociais de modo que seja possível estabelecer um relacionamento mais estreito com os clientes.

Dessa forma, você pode perceber que existem muitos tipos de sites e, que eles possuem finalidades diferentes. Então é preciso saber como utilizá-los com sabedoria para obter os resultados esperados.