Qual a Origem do Dia de Finados?

O mês de outubro já estar chegando ao fim e logo se inicia um novo mês, o de novembro, o qual muitas pessoas já aguardam pelo feriado do dia 02 de novembro, o qual está relacionado com o Dia de Finados, alguns aproveitam este feriado para fazer uma visita aos seus entes queridos que já estejam mais presentes aqui na terra, e outros aproveitam o feriado para descansar ou viajar, mas o Brasil é um país que além deste feriado possuem inúmeros, entretanto poucas são as pessoas que sabem a origem dos feriados, e para que você saiba como surgiu este feriado de Finados trouxemos algumas curiosidades.

Esta comemoração já se faz presente no mundo há muito tempo, pois foi no ano de 998 D.C. que o monge Odílio decretou que todos os monges do mosteiro beneditino de Cluny localizado na França rezassem pela alma dos mortos, independente de qualquer religião, e assim era feito, e após ter acontecido este decreto na França, na Itália o Papa da época também fez esta determinação, quatro séculos depois da França, ou seja, no ano de 1938 d. C. , que todos os padres da Igreja Católica no dia 02 de novembro iriam fazer suas orações direcionados para os mortos, assim tendo que seguir em todos os países que praticasse a religião Católica.

E quando esta data foi escolhida pelo Papa não foi feita sem uma justificativa, muito pelo contrário, ao escolher o segundo dia de novembro, ele veio a pensar que no dia 1º de novembro é comemorado o dia de Todos os Santos, e que todas as pessoas que vinham a falecer entravam no seu estado de graça, e que assim a data para dedicar aos mortos deveria ser logo após o dia de Todos os Santos, e então desde a criação ficou assim determinado e até os dias de hoje esta determinação é cumprida pelos fies que creem.

Como esta data é comemorada em todas as regiões do país é nesta época que as floriculturas costumam investir em belas flores, pois normalmente as pessoas que vão ao cemitério fazer a visita a algum túmulo costuma levar flores, pois as mesmas significam renascimento, e também velas que traduzem a luz na vida eterna, e assim os cemitérios ficam com muitas pessoas visitando e enfeitando os túmulos, e assim cada um tem a sua própria crença e deverá ser sempre respeitado por todos. E se você tem seus entes queridos que já não estar presente deverá então aproveitar que o Dia de Finados já está bem próximo para visitar e homenageá-los.