Web
Analytics

Qual a Origem e Significado do Dia dos Pais?

Pai é uma palavra tão pequena, mas de tantos significados. Ao se falar de um pai logo s vem em mente expressões como amigo, herói, companheiro, conselheiro, afetuoso, generosidade, ombro amigo, mão estendida. São tantas coisas que a mente nos remete ao apenas citar esta palavra. Maior ainda é o conjunto de sensações quando ele estar por perto nos ajudando nas tristezas e nos felicitando pelas alegrias.

No segundo domingo de agosto é o dia de comemorar esta figura única e nada mais legal do que um filho tornar esta data ainda mais especial para ele. No entanto, isso pode ser feito não apenas com presentes, mas com muitos gestos de carinho, de amor e de reciprocidade.

A data comemorativa do dia dos pais, conta a história, começou na Babilônia há 4 mil anos através de um jovem chamado Elmesu que desejou ao pai muita felicidade, amor e vida por meio de um cartão feito com material de argila. O gesto de carinho se propagou e mesmo após milênios ainda hoje filhos fazem questão de celebrar ao lado do seu queridos e amados pai.

Apesar desta tão longíqua história, também há a informação de que só foi em 1902, nos Estados Unidos, que o segundo domingo de agosto ficou de fato institucionalizado como o dia dos pais. Foi o presidente Richard Nixon que tornou a comemoração da data lei, muito embora lá o dia dos pais é celebrado no terceiro domingo de junho.

O significado desta data é apenas o de concentrar em um dia, uma homenagem ainda mais especial ao seu pai, o qual merece ser tratado com todo amor e respeito ao longo de toda uma vida. Aos pais, não apenas no segundo domingo de agosto, mas por todos os dias e anos, toda a nossa gratidão pela dedicação e afeto.