Qual o Significado da Páscoa?

 

A Páscoa é uma das datas mais importantes no calendário cristão. Entre as culturas é uma data muito significativa e importante. A Páscoa vem da antiguidade e tem uma origem religiosa que há séculos vem sendo comemorada por milhares de pessoas no mundo. Em latim onde a palavra foi criada significada Páscae. A Grécia conhecia a Páscoa por Paska, mas a origem da comemoração era entre os Hebreus.  O termo era conhecido como Pesach. No passado a páscoa era uma comemoração entre o povo. O povo Europeu comemora a Páscoa há anos  e desde antigamente festejavam. A Festa acontecia no período do inverno no mês de março, na época das flores.

Isso acontecia nas civilizações já no judaísmo a Páscoa entre os judeus tem uma importância mais aprofundada com um significado mais amplo que implicava na saída dos judeus do Egito, isso foi no ano de 1250 antes de Cristo. A Passagem do povo judeu pelo Mar Vermelho no momento da fuga. Foi nessa época que os judeus mantiveram a tradição de comer o Matzá que era o pão sem fermento que vazia com que pudessem recordar dessa fuga, no contexto da história faltou fermento no pão que estavam fazendo e tiveram que terminar rapidamente. No judaísmo a Páscoa funciona dessa maneira.

Os cristãos também comemoram a Páscoa, e celebram algo muito importante também a ressurreição de Jesus. Os cristãos têm como a Páscoa que Jesus Cristo Ressuscitou e voltou. A Páscoa dos cristões era comemorada na primavera por volta de 21 de março.  A semana da Páscoa para os cristãos é considerada uma semana santa, até recebe o nome de tal. Esta semana se inicia no Domingo de Ramos marcando a entrada de Jesus na cidade santa de Jerusalém.  A figura que se mistura a toda essa comemoração no Brasil é o coelho da Páscoa. A Páscoa com Ovos e o famoso Coelho da Páscoa é relacionado a essa comemoração pela fertilidade em todos os povos e foi infiltrada na comemoração da semana Pascal.