Quando Fazer o Teste do Olhinho No Recém Nascido?

Atualmente existem muitos exames que são considerados importantes para certificar-se a boa saúde do bebê após o seu nascimento. Antes mesmo da alta hospitalar são realizados exames para constatar que o bebe não possui nenhum problema e caso tenha, seja realizado o quanto antes o seu diagnóstico e tratamento imediatamente, já que existem algumas enfermidades que possuem tratamento simples, mas que quando não tratadas podem resultar em complicações severas a criança. São as denominadas triagens neonatais que têm a finalidade de prevenir doenças e também de detectar determinadas alterações o mais cedo possível para evitar sequelas graves. O teste to pezinho, o da orelhinha são importantes, assim como o teste do olhinho, o qual vem sendo ultimamente alertado na mídia e outros meios de comunicação a sua essencialidade.

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame que deve ser realizado na primeira semana de vida do bebe, de preferência antes que ocorra a alta hospitalar. Tem como finalidade detectar e prevenir diferentes patologias oculares, como por exemplo, o agravamento de alterações que podem resultar na cegueira irreversível. O teste é simples, não causa dor, apenas um pouco de desconforto a criança devido à necessidade estar com os olhinhos abertos durantes alguns segundos. Não é necessária a aplicação de colírio, apenas uma fonte de luz é imitida para a observação das pupilas.

Quando a retina é atingida por este feixe de luz, os olhos saudáveis refletem tons avermelhados, amarelo ou laranja, enquanto os olhos com alterações podem não refletir ou refletir com baixa qualidade e esbranquiçada. Além disso, o teste do olhinho pode mostrar a diferença de grau entre os olhos e até mesmo o estrabismo. Por este motivo, não deixe de fazer o teste do olhinho no recém-nascido e garanta a saúde ocular se deu bebê!