Rachaduras nos pés, dicas caseiras para tratar

Rachaduras-nos-pés-dicas-caseiras-para-tratar

Trate seus pés com os cuidados que ele mereçe. Dessa forma você evita o desconforto das rachaduras

Nossos pés são grandes responsáveis por nos levar há todos os lugares, entretanto essa importância que esse membro possuí não é levada em consideração na maioria das vezes. Grande parte da população não dão valor a saúde que merecem, e a falta de cuidados pode trazer algumas consequências desagradáveis, como as rachaduras nos pés, por exemplo. Esse é um problema comum a todas as mulheres do mundo, e para as mulheres que querem estar sempre bonitas, vaidosas fiquem ligadas na matéria a seguir. Preparamos um informativo com dicas caseiras para tratar rachaduras nos pés.

☰ CONTEÚDO

Rachaduras nos pés

Rachaduras-nos-pés-dicas-caseiras-para-tratar-3

O atrito dos pés com areia, clima seco e árido são alguns dos causadores deste problema que atinge principalmente as mulheres

As rachaduras nos pés é um sinal de falta de hidratação, e que podem estar ligadas a diversos fatores. O mais frequente na maioria das pessoas é o ressecamento provocado pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de sandálias abertas. Outro fator que contribui para o aparecimento é o clima seco e árido. Na maioria dos casos está relacionado com fatores genéticos e com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vascular também podem provocar ressecamentos nos pés. Esse problema desagradável pode acarretar graves consequências, entre pequenas dores e até mesmo sangramentos dificultando o simples ato de vestir um calçado.

Rachaduras no pés – Tratamento

Rachaduras-nos-pés-dicas-caseiras-para-tratar-1

Saiba mais sobre os tratamentos disponíveis para quem sofre desse problema

Quem sofre com esse problema, saiba que há diversas maneiras de fazer o tratamento para rachaduras nos pés. Em situações mais simples basta reforçar a hidratação em casa, optando por cremes mais espesso, oleosos, mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves é recomendado o uso de cremes à base de ureia e outras substancias que auxiliem a remover a camada de células mortas da pele. Para quem está em um estágio mais complicado e com indícios de sangramento é necessário procurar ajuda médica. Procure um dermatologista para verificar a situação e assim possa recomendar o tratamento mais adequado. Além das medidas farmacêutica para tratamento, como cremes específicos, há diversas dicas caseiras para tratar rachaduras nos pés. Confira algumas a seguir!

Dicas Caseiras para Tratar Rachadura nos Pés

Rachaduras-nos-pés-dicas-caseiras-para-tratar-2

Conheça dicas caseiras para tratar das rachaduras nos pés

  • Primeiro você deve higienizar o local da rachadura, lixando um pouquinho da porção amarela removendo o excesso de camadas. Após isso aplique cremes hidratantes específicos para os pés.
  • Faça uma esfoliação com óleo de amêndoa doce e um pouquinho de fubá em todo o pé mas principalmente nos calcanhares. Após a esfoliação hidrate muito bem os pés com um creme específico. Para o esfoliante: Coloque 3 colheres de fubá num recipiente juntamente com 4 colheres de óleo de amêndoa doce ou outro da sua preferência, misture bem e esfregue no local que desejar.
  • Outra dica caseira para rachaduras nos pés é fazer um hidratante. Para tal feito você necessitará de 100 ml de glicerina, 10 comprimidos moídos de ácido acetilsalicílico (ex: aspirina) e 10 colheres de sopa de água oxigenada (20 volumes). Dissolva os compridos e misture todos os ingredientes. Depois disso basta passar a mistura caseira nos pés.
  • Moa uma porção de arroz até obter uma farinha fina, acrescente algumas colheres de mel e vinagre de cidra de maça até obter uma pasta grossa. Concluído mergulhe os pés por vinte minutos e faça um massagem suave na região afetada.
  • Outro tratamento que promete acabar com as rachaduras nos pés é a base de Banho de leite e creme de própolis. Para isso você precisará de: 1/2 litro de leite; 1 litro de água mineral, ou filtrada; 100 g de vaselina sólida; 1 colher de chá de mel e 1 colher de café de extrato de própolis. Bata a vaselina até ela ficar com uma coloração esbranquiçada. Adicione o mel e o extrato de própolis e misture bem. Ferva a água e adicione o leite após a retirada do fogo. Coloque em uma bacia que comporte os seus pés.
  • Uma dica simples, mas que sempre funciona. Após o creme, colocar um filme plástico nos pés na hora de dormir ou usar uma meia de algodão. Isso reforçará a ação do hidratante, fazendo com que os pés fiquem mais macios.