Web
Analytics

Rais 2012 – Prazo de Entrega

Para muitas pessoas a Rais é apenas um sigla, mas tirar as duvidas e esclarecimentos necessários nesse artigo. A Rais significa Relação Anual de Informação Social, simplificando é um relatório socioeconômico de informações que o Ministério do Trabalho brasileiro solicita as pessoas aos empregadores e pessoas jurídicas. Com um decreto expedido em 23 de dezembro de 1975 como número de 76.900. A Rais é regulamentada pela TEM n° 651 e a portaria coloca e redige suas regras básicas. Entender exatamente o que é a Rais é essencial para fazermos as coisas corretas. Para oficializar o documento é só acessar o site da Rais e o através de um software o documento é disponibilizado.

A Rais é uma porta que está vinculada aos empregados cadastrados no INSS e transmite ao governo relatórios e informações para as decisões. Gerador de dados para o sistema CAGED, seguro desemprego, Programas de integração social, PIS, Abono salarial, PASEP, FGTS que é o Fundo de Garantia de seviço, IBGE, INSS entre outros. Os empregadores ou pessoas jurídicas que não estão com empregados cadastrados desde de 2007 estão isentos de declarar a Rais, mas tem que proceder declarando uma Rais Negativa conforme os procedimento essenciais.  A entrega da declaração da Rais 2012 inicia n o dia 17 de janeiro de 2012 e termina dia 9 de março.

Essa data foi publicada no Diário Oficial com a conformidade com a portaria número 7 de 03 de janeiro de 2012, essa portaria foi publicada em 4 de janeiro de 2012. No ano de 2012 a Rais terá algumas mudanças e novidades. As mudanças são importantes umas das principais é os estabelecimentos que possuírem 250 ou mais empregados poderão fazer a declaração pelo certificado digital , tornando assim a declaração mais rápida e fácil. Acesse e tenha mais informações:

http://www.rais.gov.br/index2.asp