Rais 2012 – www.rais.gov.br

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é a coleta de dados sócio-econômicos que são solicitadas pelo Ministério do Trabalho. Devido a sua função o Rais tornou-se uma importante operação para o governo do Brasil, pois é através dele que se possui o material necessário para o controle de atividade trabalhista no país. Além disso, o Rais fornece dados importantíssimos que são usados como guia para importantes tomadas de decisões no governo do país.

Segundo o Ministério do Trabalho os dados fornecidos pela RAIS proporcionam uma melhor e maior legislação do trabalho, controle dos empregados com direto ao PIS/PASEP, informações sobre arrecadação e liberação dos benefícios da previdência, controle de todos os cadastros do FGTS, dentre outros.
Em 2011 a data base para a entrega da declaração foi dia 28 de fevereiro, tendo por ano-base 2010.

Para 2012 (como ano-base 2011) a data é iniciada no dia 17 de janeiro, encerrando no dia 9 de março de 2012. No site do Rais está disponível para download o layout da declaração da RAIS ano-base 2011. Algumas modificações foram feitas do Rais 2011, como por exemplo o tamanho da declaração que foi alterado para 551 bytes, conforme layout disponível. Nos tipos de admissão foram incluídos novos códigos como a Reversão (específico para servidor público) e o exercício provisório de servidor oriundo do mesmo órgão/entidade ou de outro órgão/entidade, dentre outros.

Também houve inclusão de códigos em relação aos tipos de desligamentos, foi adicionada a Readaptação (específico para servidor publico) e Redistribuição (específico para servidor publico). Outras mudanças você pode conferir no site do Rais. A sua empresa vai funcionar bem melhor estando em ordem com o RAIS, isso porque, como já citado, ela tem a capacidade de deixaro seu quadro de empregados mais organizado e o quadro admnistrativo da sua empresa mais em ordem. Acesse http://www.rais.gov.br e tenha mais informações.