Receita de Panetone Caseiro

Você sabia que esta delícia surgiu na Itália quando um padeiro chamado Tone criou um pão especial, recheado com passas e daí as pessoas passaram a perguntar onde vende o Pani de Tone ? Juntando as palavras fica Panetone. Pois, é, esta delícia que hoje já conquistou o sabor de pessoas de todas as partes do mundo é símbolo do Natal e muitas marcas de prpdutos alimentícios fabricam este produto com o objetivo de levar mais sabor à sua ceia.

Mas, também quem disse que você só terá direito a este pão especial feito com frutas cítricas se comprá-lo pronto? De jeito nenhum. É possível sim se fazer um paneotone caseiro bem gostoso, saboroso e ainda com o toque das suas mãos sem ainda ter que se gastar muito com isso. Não é bom demais? Então, tome nota desta receita:

Os ingredientes são:

1 kg de farinha de trigo peneirada

3 ovos (grandes)

1 copo americano de açúcar

1 pitada de sal (caso a margarina seja sem sal)

2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)

250 ml leite morno.

Utilize também:

50 gramas de fermento biológico (padaria)

300 g de frutas cristalizadas (ou cubos de chocolate)

250 g de uvas passas (de preferência sem sementes)

20 ml de essência de panetone (opcional) e raspas de 1 limão.

Depois de reunir todos os ingredientes siga a receita básica.

Ponha no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (margarina), o leite e o fermento, a essência, bata bem (aproximadamente 30 segundos). Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro da mesma, acrescente os ingredientes batidos. Amasse bem até soltar das mãos, se preciso, coloque um pouco mais de farinha, evitando exagerar para que a massa não fique dura. No mais é só colocar as frutas e pronto!

Cloque a mistura em formas que tenham furo no centro, untadas com margarina, até a metade da assadeira, pois cresce bastante. Deixe crescer até dobrar de volume, faça um corte em X em cima da massa,  e ponha para assar até dourar e estará pronto seu panetone caseiro.  No mais, é só comer e se deliciar.