Recuperar senha do cartão cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão magnético que reuni FGTS, quotas do PIS, Seguro Desemprego, Abono Salarial e Programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, Bolsa Escola, Bolsa Atleta, entre outros. Esse é o Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal, foi feito para oferecer maior segurança, rapidez e conveniência aos cidadãos. Através do cartão o cidadão pode realizar consultas e saques, tudo nas agências da CAIXA ou lotéricas. Ao adquirir o cartão, é feita uma senha, que deve ser utilizada em todas as operações realizadas, isso serve para trazer mais segurança. Apesar disso, muito acabam esquecendo sua senha, e não sabem o que fazer.

Recuperar senha do cartão cidadão

Para ter direito ao Cartão Cidadão, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS-PASEP e possuir o numero de inscrição social (NIS) ou ainda o numero de inscrição do trabalhador (NIT). Todos os dados cadastrais e também o endereço residencial precisar estar validado e atualizados na Caixa. Se a pessoa já possuir outro tipo de cartão referente aos demais programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Cartão Cidadão não poderá ser emitidos. Todos estes tipos de cartão já possuem a mesma função.

Além das facilidades, o cartão cidadão  tem como objetivo também criar as melhores condições para que o trabalhador receba um atendimento integrado e diferenciado, inclusive por meio de canais alternativos, o que acaba possibilitando ainda mais o acesso a informações e serviços referentes aos produtos e serviços sociais do Governo dos quais são administrados pela CAIXA e de forma ágil e segura por alguns outros órgãos parceiros.

Recuperando a senha do cartão cidadão

Se o trabalhador perder ou se esquecer da senha cadastrada, ele pode recuperá-la. Ao acessar um serviço online como a consulta ao FGTS, por exemplo, informe o número de identificação social e notifique o esquecimento da senha de internet para que o sistema possa ajudar. A senha do cartão é feita com seis dígitos numéricos e pode ser bloqueada em caso de erros de digitação por mais de três vezes seguida, mas pode ser desbloqueada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e postos cadastrados, veja abaixo:

  • Terminais de autoatendimento;
  • Casas lotéricas;
  • Correspondentes Caixa;
  • Agência da Caixa.
Avalie esse artigo: