Safari para Windows – Certeza que é isso mesmo?

Finalmente aconteceu o esperado keynote do mestre Steve Jobs na WWDC. O principal lançamento foi o Safari para Windows.

O Safari é o navegador padrão do Mac OS-X e pouco usado justamente por só ser compatível com essa plataforma. O navegador da Apple tem fama de ser rápido, muito mais do que IE ou Firefox.

Sendo um lançamento da Apple, todos esperavam que fosse uma nova revolução, ou no mínimo um navegador que venha para disputar espaço com Firefox e IE, certo?

Errado. Aliás, mais errado impossível. Confesso que até agora estou embasbacado com a ridicularidade desse navegador.

Vamos comparar sites no (lindo, tesão e perfeito) Firefox e no (mal feito, nas coxas e ruim) Safari:

 

Oito Passos

image

O Firefox a esquerda e o Safari a direita.

É tão ruim que nem precisa ampliar a imagem para ver. Repare no círculo vermelho, onde falta o “Gostou? Então compare:”.

No círculo azul, faltou o texto da pergunta da enquete.

No círculo verde, faltou uma parte do texto inteiro.

E isso foi só o começo. Juro.

 

Outra comparação:

Globo.com

image

É isso mesmo moçada virtual. Dá pra acreditar que o Safari, a direita, mostrou o site da Globo assim?

Nesse nem balãozinho dá para fazer, pois ocuparia o site todo. Onde estão os textos, os links, a tabulação, as imagens e tudo?

 

Conclusão

Quando vi isso, nem me preocupei em seguir adiante e olhar o que há de novo e diferente no navegador. Oras, um navegador que não se comprometo em fazer o básico do básico, que é abrir os sites e deixá-los legíveis, não pode exigir que continuemos testando-o.

Espero que isso tenha sido um erro, um engano e que logo a Apple lança uma nova versão do navegador, pois assim como está, perde fácil fácil pro IE, Opera e não dá nem para se considerar adversário do Firefox.

Que o Steve Jobs não decepcione da mesma maneira com o seu IPhone, pois com tanta especulação em torno do lançamento do produto, uma decepção desse tamanho poderia levar a Apple pro buraco e as ações cairiam drasticamente em poucos minutos.

Update: Opa! Esqueci do link de download, se você por algum motivo que eu não entendo qual se sentiu tentado a experimentar esse navegador.

9 Comments

  1. tonobohn
  2. tonobohn
  3. A favor da Apple
  4. tonobohn

Add Comment