Saia do Armário – Tema da Parada Gay SP 2013

Nos últimos tempos, ações de preconceito viraram rotina nos noticiários. A agressão gratuita de gays nas ruas brasileiras passou a chamar mais a atenção. Em contrapartida, as minorias se uniram e clamam por respeito a sua condição como cidadão. Leis com a função de prevê uma punição mais rigorosa estão sendo debatidas, para evitar que gays não tenham o seus direitos respeitados.

Parada Gay tem como tema a saída do armário (Foto: Divulgação)

Parada Gay tem como tema a saída do armário (Foto: Divulgação)

Tão importante quanto pedir respeito é se respeitar, assumindo a sua homossexualidade, como forma de mostrar para o mundo que existem mais gays do que muitos querem acreditar, e que esse público está em toda a camada social, independente de raça, situação financeira, entre outras características pessoais. Por isso, a Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) desse ano tem como tema “Para o Armário Nunca Mais, União e Conscientização”.

Parada Gay paulista acontece desde 1996

A primeira manifestação da Parada Gay aconteceu em 1996 em São Paulo e já nasceu com público recorde, saindo pelas ruas fantasiados e cobrando seus direitos. Em 2013 essa manifestação bem-humorada acontece no dia 2 de junho, na Avenida Paulista. A 17ª edição da Parada do Orgulho GLBT terá os principais eventos a partir das 12 horas.

Objetivo da Parada do Orgulho GLBT

A Parada Gay celebra o orgulho de ser homossexual e se aceitar assim. Além disso, prega o respeito para quem faz parte desse grupo. Durante a Parada alguns debates acontecem, além de seminários, shows e palestras de conscientização sobre a proteção dos gays contra doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas polêmicos e necessários para que essa classe viva bem e em harmonia com o restante da sociedade a qual pertence.

Parada gay pede que homossexuais se assumam (Foto: Divulgação)

Parada gay pede que homossexuais se assumam (Foto: Divulgação)

Parada Gay 2013: cronograma

A Parada Gay paulista começará no domingo, 2 de junho, às 10h, mas o desfile dos trios terá inicio às 12h. Ellen Oléria, ganhadora do programa “The Voice Brasil” (primeira edição nacional), que é homossexual assumida, será a artista que vai encerrar o evento. Esse grande show acontecerá 18h30, na Praça da República. Segundo o site www.saiadoarmario.com.br, que responde oficialmente pela Parada do Orgulho GLBT, mais surpresas estão previstas para o evento de 2013, mas nenhuma atração além dessas foi confirmada por enquanto. Certo mesmo é que a Parada Gay reúne pessoas do país todo, sendo que alguns artistas que simpatizam com a causa sempre participam.