Saiba como prevenir melasmas

Saiba como prevenir melasmas com esta matéria e descubra quais os segredos para ter uma pele lisinha, macia e sem manchas. As dicas são bem simples e se resumem, basicamente, em adotar hábitos saudáveis no dia-a-dia ou realizar tratamentos estéticos.

Saiba como prevenir melasmas. (Foto: Divulgação)

Saiba como prevenir melasmas. (Foto: Divulgação)

O que são melasmas?

O melasma é um tipo de mancha de pele que aparece no rosto. Ele tem uma aparência escura e normalmente é causado pela exposição excessiva aos raios solares. O problema pode afetar qualquer pessoa, mas costuma acontecer com mais frequência em mulheres jovens com tom de pele amarronzado.

Muitas vezes, o aparecimento de melasmas está associado à produção dos hormônios femininos, isto é, estrógeno e progesterona. Por essas e outras, as manchas escuras se manifestam principalmente em mulheres grávidas, mulheres que consomem anticoncepcionais e mulheres que realizam terapia hormonal durante a menopausa.

Não existem muitos sintomas de melasmas. O principal indício do problema é a mudança da coloração da pele, que adquire uma cor marrom uniforme. As manchas aparecem principalmente às bochechas, na testa, no nariz e no lábio superior.

O melasma é uma mancha amarronzada que aparece no rosto. (Foto: Divulgação)

O melasma é uma mancha amarronzada que aparece no rosto. (Foto: Divulgação)

Existe a possibilidade de combater os melasmas, desde que o tratamento seja realizado adequadamente. No entanto, a melhor forma de não sofrer com estas manchas de pele escuras é adotando medidas preventivas.

Saiba como prevenir melasmas

Confira as dicas a seguir e saiba como prevenir melasmas:

• Utilize filtro solar todos os dias para prevenir o aparecimento de melasmas. Este cuidado também ajuda a evitar rugas e até mesmo câncer de pele.

• Evitar a exposição ao sol, principalmente entre as 10h e 16h, é uma forma de prevenir melasmas.

• Se o melasma já começou a se manifestar no rosto, então é recomendado utilizar um creme clareador. Este tipo de produto deve ser prescrito pelo dermatologista, pois contém ácidos fortes que realizam o clareamento da pele.

• Dê preferência aos produtos suaves na hora de lavar o rosto.

O tratamento pode ser feito com creme clareador. (Foto: Divulgação)

O tratamento pode ser feito com creme clareador. (Foto: Divulgação)

• O melasma pode ser tratado com peeling, desde que exista a indicação de um médico. O procedimento realiza a descamação da pele e, com isso, remove o pigmento escuro. O número de sessões depende da intensidade do melasma.

• Entre os principais tratamentos para melasmas, uma técnica que tem feito bastante sucesso é o laser. O método promove uma microdermoabrasão, que clareia as manchas de pele e estimula a produção de colágeno.

• Saiba como prevenir melasmas e outros problemas de pele conversando com o dermatologista. Ele com certeza dará ótimas dicas e indicará os melhores tratamentos.