Salão do automóvel 2008

Texto escrito pelo autor convidado/amigo/careca/estudante de engenharia aeroespacial, Rubens Monteiro.

Quinta-feira da semana passada, 6 de novembro: Dia de ir visitar o esperado 25º Salão do Automóvel, a convite da Ford. A empreitada começou três horas e meia antes, em Santo André.

Quinta-feira, chuva, Av. dos Estados, Marginal Tiête e evento no Anhembi: Você pode estar imaginando que tudo isso não combina com a palavra “CARRO”. Engano seu. Combinam todas estas tão bem, a ponto de formar a bela palavra congestionamento.

De qualquer forma, chegamos. E, felizmente, como todos sabemos, carros não combinam apenas com trânsito e dor de cabeça. Combinam com tecnologia, design, engenharia de ponta e – para alívio geral da nação masculina – mulheres.

mulheres no salãomulheres no salão

Jura?

No salão, inevitável não admirar o notável Pagani ZondaF, Ferraris e Porsches e o musculoso Mustang Shelby GT500 KR – “KR” de King of the Road. Mais do que justo.

Ford Shelby Mustang GT500KR - 2008Ford Shelby Mustang GT500KR - 2008 por MR38.

Ford Shelby Mustang GT500KR

Pensando em novidades factíveis, que o mercado brasileiro verá em breve, ponto positivo para a Ford com a reestilização do Ford Focus – que entra para apimentar ainda mais a disputa entre Corolla, New Civic, C4 Pallas, e o novo Línea da Fiat. O sedã da Ford – também disponível na versão Hatch – impressiona em sua versão topo de linha, pelos mimos que oferece ao motorista, em especial, a “Maria”: A simpática voz do computador de bordo do carro, que escolhe a estação de rádio que você desejar, ou mesmo liga o condicionador de ar na temperatura que lhe convier. Basta a você, motorista, um pedido de voz, que Maria rapidamente atende.

Show holográfico da Ford. Vale o clique!

Atenção também ao Verve, prometido como substituto do Fiesta, que caso for “efetivado” com este design para o mercado brasileiro, será uma promessa e tanto.

Menção honrosa para a Kia, que de fabricante da famosa, quadrada e decrépita Besta de outrora, agora tem carros que demonstram toda a evolução e dinheiro gasto. O Soul, que deve ser produzido no Brasil em 2010, apresenta design moderno e difícil de definir. Mas leva a marca do mesmo projetista que chefiou o desenho do primeiro Audi TT e o VW New Beetle. Fantástico.

Aleluia: o Honda Fit evoluiu. Herdou o interior do New Civic e uma remodelação no visual que convenceu. E, sim, o carro não parece mais apenas “carro de mulher”.

A Hyundai, motivada pela onda de sucesso com o portentoso Azera, traz agora seu irmão maior, Genesis, decidido a lutar com os alemães BMW série 5, Mercedes série E e Audi A6. O carro se destaca pelas mesmas virtudes do caçula: ampla lista de equipamentos aliado ao preço atraente.

Bom, de “resto” – e que resto: Jaguar, BMW, Mercedes, Land Rover – espere o mesmo de sempre. Perfeição.
E, como havia de ser, para fechar o dia, carros… e tal qual antes, todos alinhados, parados e formando uma fila enorme. Como disse, foi o dia perfeito para eles. Carros e carros e mais carros.

Veja mais vídeos do salão aqui

E mais fotos aqui

Salão do automóvel 2008
Avalie esse artigo:

3 Comments - Add Comment

Reply