Seguro Desemprego – O Que é? Quem Tem Direito? Como Conseguir?

Após estar a algum tempo registrado e exercendo a sua função, o funcionário tem o seguro desemprego que lhe garante que não pare de pagar suas contas, e não se prejudiquem. Esse seguro significa que você terá um tempo para conseguir outro serviço sem que se enforque em contas. O seguro desemprego é direto de todas as pessoas civis, que forem dispensadas sem justa causa, ter trabalhado e recebido o salario durante seis meses, terem sido registrados por no mínimo seis meses nos últimos 36 meses, não estar recebendo nenhum auxilio da previdência social de prestação continuada, exceto pensão morte ou acidente, e não possuir uma renda onde poderá sustentar você e sua família.

Funcionário dispensado sem justa causa àquele que esta sendo demitido sem estar querendo sair do serviço, causando uma instabilidade, e com o seguro desemprego ele poderá ter um tempo para se planejar e reestruturar sua vida. O tempo de seguro desemprego não é grande depende muito o quanto que o trabalhador permaneceu no serviço, onde se as parcelas em diferentes formas: Funcionário que comprovar que trabalhou de seis há no máximo onze meses, terá direito há três meses recendo este beneficio.Já o Funcionário que trabalhou no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses, o direito dele é receber 4 meses deste beneficio.

Agora se já permaneceu de 24 meses para mais, o seu direito de receber este benéfico é de 5 meses. Para dar entrada nesse beneficio é necessário levar alguns documentos para que seja feita a liberação do seu seguro.  Os documentos são:

– RG

– Previdência Social e carteira de trabalho preenchida e com todas as alterações que foram feitas em seu período de trabalho.

-Cartão do PISPASEP

– Termo de rescisão de contrato de trabalho.

– Guia da multa do fundo de garantia.

– Guias de requerimento do seguro desemprego devidamente preenchidas e carimbadas.

– Os três últimos holerites.

O prazo para que o funcionário entre com o pedido do seu seguro desemprego é de no mínimo 7 e no máximo 120 dias contado a partir do dia da sua demissão.

O Prazo para a liberação da primeira parcela do seu beneficio é 30 dias após a data de entrada do seu beneficio, se caso não esteja liberado, entre em contato o mais rápido possível a onde você deu entrada com os papeis com os papeis para a liberação.

Add Comment