Web
Analytics

Seminário INFO – A Nova Publicidade

A nova publicidade que já não é tão nova: links patrocinados.

Participantes:

Guilherme Ribenboim – Yahoo! Brasil

Osvaldo Barbosa de Oliveira – Microsoft Online

Roberto Grosman – AdSense do Google para a América Latina

Mediador: Maurício Grego

A primeira pergunta foi sobre o que há de novo na publicidade online. Quais os novos caminhos a serem seguidos e no que os participantes acreditam que está o futuro da publicidade online?

Osvaldo Barbosa, da Microsoft, acredita que o futuro da publicidade está nos vídeos.

Hoje, grande parte da publicidade é via texto, por conteúdo, como links patrocinados. No entanto, a web se torna cada vez mais multimídia, com audio e vídeos. A publicidade ainda não encontrou um meio de acompanhar essa evolução da web.

Osvaldo também acredita que o BUM da publicidade em vídeos se dará quando a TVIP se popularizar no mundo.

É importante dizer que o clique nem sempre é a melhor métrica. Por exemplo: um usuário pode ver sua marca, olhar para seu banner, o que reforça a força da marca e isso tem o seu valor. No entanto, esse mesmo usuário pode não clicar no seu site. Como quantificar essa publicidade?

Roberto Grosman, do Google, reforça a necessidade de investir mais nas redes sociais. A propaganda nessas redes ainda está em começo de vida e os portais não acharam um meio realmente efetiva de utilizar toda a informação que você tem sobre o usuário nessas redes.

Pelo que deu a entender, esse deve ser o maior foco da Google nos próximos meses: publicidade no Orkut e em outras redes sociais.

Outro ponto é a dificuldade de trazer pequenos anunciantes a internet. Como organizar uma publicidade online para empresas que não possuem site?

Guilherme Ribenboim, do Yahoo!, assim como os outros participantes, defendeu a idéia de que as empresas não devem bloquear as redes sociais no seu ambiente de trabalho, mas sim educar o usuário e ensiná-lo a como usar essas redes de maneira responsável.

Comentário off-topic: o tratamento do pessoal do evento é muito bacana. Precisando de uma tomada, em dois minutos eles já tinham me arrumado uma cadeira perto de uma, ajeitado a mesa perto de mim para apoiar as coisas, e tudo com sorriso no rosto.

3 Comments

  1. tonobohn

Add Comment