Web
Analytics

Seminário INFO – Encerrando a Participação

O último debate realmente interessante foi “Os blogs e a sabedoria das multidões”.

Participantes:

Fernando Gonçalves – Johnson & Johnson
Antonio Tabet – Kibe Loco
Sérgio Auguso Rolim Valeixo – O boticário
Cezar Taurion – IBM

Vamos combinar: quem participou mesmo foi o Cezar, da IBM e o Antonio, do Kibe Loco. Nada contra o Fernando e o Sérgio, mas blogs realmente não pareciam a praia dos dois. Ficaram um tanto perdidos no assunto.IMG_4782

Antonio “Kibe Loco” Tabet e Cezar Taurion

O Antonio iniciou o debate já agradecendo os processos da Johnson & Johnson e outros que tentaram derrubar o Kibe Loco, pra quebrar o gelo, já que o evento estava sério demais.

Cezar Taurion, disse que a IBM conta hoje com mais de 50 mil blogs internos. Todos os funcionários da IBM podem abrir um blog livremente. No entanto, assim como na blogosfera, a taxa de mortalidade dos blogs é altíssima. Muitos começam e não se mantém por nem um mês. Blogs externos, a IBM possuí “apenas” 100, estimado.

Nas poucas manifestações do Fernando, ele disse que o blog da Johnson caiu no erro de não saber como moderar. Se tirava ou punha comentário, e ficou naquele tira e põe, tira e põe. Nessa brecha o Antonio aproveitou pra dizer que a Cicarelli tira e põe toda hora também.

Sobre o moderação, Antonio disse que acha que no caso dos blogs corporativos, as empresas deveriam aceitar as críticas e analisá-las. Já no caso dele, ele se dá o direito de ser ditador e excluir todos que falam mal. “Se quer falar mal do meu blog ou demim, vá falar no blog ao lado!”. Ok, era uma piada, mas bela postura para o “representante” da blogosfera, né?

Quase no fim, Cezar disse que é difícil mensurar quanto vale um post. Pode ser que poucas pessoas me leiam, mas e se daqui a uma semana o site da INFO falar sobre aquele assunto, justamente por eu tê-lo citado antes? Então, como quantificar o valor desse meu artigo? É impossível.

Ao final ainda ouve um indivíduo perguntando de novo sobre a polêmica do Estadão!! Nem vou comentar …

 

Conclusões e finalização

O evento foi mais proveitoso do que eu esperava. Alguns debates foram cansativos, como o sobre Tecnologias da web 2.0. Muito técnico para o público presente, falando de Ajax e outras ferramentas.

No debate descrito acima, creio que deveriam ter convidados pessoas com mais intimidade com a blogosfera, ou seja, outros blogueiros.

Quanto as perguntas do público, o esquema que montaram foi ruim. Não disseram para ninguém que deveria ser usado a folhinha que estava escondida nokit que nos deram no início do evento e por causa disso deixei de perguntar muita coisa. Seria muito melhor se tivessem microfones rodando por lá.

Espero que tenham gostado da cobertura, pois deu bastante trabalho anotar e descrever tudo!

Para ver as fotos, visite meu Flickr

One Response

Add Comment