Web
Analytics

Seminário INFO – Empreendedores Na Web

Dessa vez, vou falar de 2 debates em um só artigo.

Os empreendedores da nova web

Com participação do Renato Shirakashi, da Via6 e Dj Billy, da Billy Umbrella Produções Artísticas.

A discussão girou um pouco em torno das diferenças entre novas startup’s brasileiras e americanas. Qual o motivo das coisas aqui sempre acontecerem depois e mais devagar?

Será que o brasileiro não é tão criativo quanto imagina e não tem idéias boas para o mercado? Duvido.

Talvez porque a quantidade de pessoas com educação suficiente para poder tornar essas idéias realidade ainda seja muito inferior a americana.

Ou talvez porque os próprios investidores tenham medo de colocar capital numa empresa que não tenha um modelo americano aparecido e que já tenha dado certo? Pode ser também.

Juliano (sem sobrenome!), o mediador, perguntou porque ainda existem poucas aplicações para celular.

O Renato por sua vez respondeu que o motivo é simples: ainda falta mercado no Brasil. A parte técnica, de desenvolvimento de aplicativos é simples, mas poucas pessoas ainda usam web no celular aqui, devido ao alto custo.

Obs: eu tinha certeza que havia tirado fotos desse debate, mas acho que esqueci!

E-life e os cases da GM e do Boticário

“E-life Comunicação é uma empresa brasileira especializada em monitorar e analisar a comunicação boca-a-boca sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades on-line, blogues, sites pessoais, fóruns, e onde quer que ocorram de forma pública diálogos espontâneos de consumidores.” Fonte: E-life

Alessandro Barbosa, o palestrante no tema “O que o Orkut e cia. podem dizer sobre sua empresa e suas marcas”, citou um caso ocorrido com ele mesmo, sobre um carro da GM, o Meriva.

Insatisfeito com alguns problema que teve no seu carro, abriu uma comunidade no orkut: “Eu odeio o Meriva!”. Algum tempo e mais de mil usuários cadastrados depois, um deles disse na comunidade que um dia, ao chegar no carro, viu que o aparelho de som havia sido roubado. Não viu nenhuma das portas abertas nem vido quebrado e só então percebeu que o porta-malas havia sido violado com um chave de fenda. O alarme não havia soado.

Outros usuários confirmaram que os carros da GM não disparam o alarme se violados pelo porta-malas.

Alessandro enviou um e-mail à GM, solicitando resposta e explicando o caso. A GM respondeu que infelizmente, seu alarme não funciona no porta-malas. E ponto, mais nada!

Pesquisando em fóruns, Alessandro descobriu um meio muito simples de solucionar o problema, com um custo de apenas R$ 20,00, que eu realmente não sei qual é. Porque a GM não coloca essa solução em seus carros? Porque não deram ouvidos às reclamações?

A E-file é uma empresa que analisa o que os internautas estão falando sobre sua marca na web, tanto em redes sociais, fóruns, listas, etc. O Boticário é um dos clientes, e já virou costume responder diretamente aos usuários com reclamações ou sugestões sobre os produtos do Boticário e até mesmo elogios.

Em geral, os clientes ficam surpresos com a iniciativa da empresa entrar em contato e acabam divulgando a resposta de forma satisfeita no orkut ou blogs. É a força do boca a boca.

Nessa palestra foi reforçado por diversas vezes para os empresários ficarem de olho nos blogs.

IMG_4768

Alessandro mostrou slides com screenshots do (falecido) WinAjuda (que agora virou GuiadoPC), citou casos e mais casos e até o encontro de blogueiros com a Microsoft. Pediu para que todos tivessem a mesma iniciativa de se aproximar desses formadores de opinião!

encontro blogueiros e microsoft

Mais uma vez foi dito para que as empresas não bloqueiem redes sociais no ambiente de trabalho.

6 Comments

  1. tonobohn

Add Comment