Sessão novidades da Google

Não sei como a Google consegue. Mesmo com um blog atualizado diariamente comoeste, é difícil acompanhar e comentar todas as mudanças que acontecem. Todo santo dia tem alguma novidade. Não é a toa que existem blog focados apenas na Google, com atualizações diárias.

Dessa forma, como algumas coisas ficaram para trás, aqui vai um resumão das notícias apenas da Google, recentemente.

 

Google Video e Youtube passam por mudanças

Google Vídeo

Sempre me perguntei o que a Google faria do pouquíssimo usado Google vídeo. Para felicidade geral da nação, fizeram o que sabem melhor. Sistemas de busca.

Agora o Google Video deixa de ser um “concorrente” do Youtube e passa a agregar valor ao membro famoso da família.

image A busca não se limita ao Youtube, principalmente porque isso não faria omenor sentido, já que essa busca já existe dentro do próprio Youtube. O sistema envolve Metacafe, MySpace, Break, Vimeo e Yahoo Video, etc.

Um detalhe muitíssimo interessante. Não sei se é novo ou se só reparei agora, mas você pode assinar o feed da busca realizada. Isso mesmo.

Suponhamos que você fez uma busca por “inclusão digital” e gostaria de se manter informado sobre qualquer vídeo novo sobre o tema.

image

É só clicar no botão escrito “RSS” na parte superior direita do site e assinar o feed no seu agregador favorito.

Você ainda pode filtrar sua busca por tempo de duração do vídeo e ordená-la de acordo com: relevância, rating (nota), popularidade, data ou título.

 

Youtube

Agora você pode usar sua conta Google para fazer login no Youtube.

image

É só clicar no link “Login with your Google account” e logar com seu usuário e senha Google normalmente. Muito mais prático e não exige um longo cadastro, além de aumentar a integração dos serviços.

Isso, na minha opinião, vai tornando a Google um grande portal, com todos os serviços integrados, apesar de não possuir uma página cheia de informações e poluída como a da Yahoo, com links para todos os serviços na homepage.

 

Privacidade

Nos últimos dias surgiram muitos artigos levantando a questão da privacidade. Isso deve ao fato do relatório divulgado pela organização britânica Privacy International.

O relatório colocou a Google no topo da lista das empresas que ameçam a privacidade do usuário.

Na bem da verdade, o estudo apontou foi que a Google é a empresa que armazena o maior números de informações sobre um usuário. Ela sabe seus gostos, sabe o que você escreve e compartilha, sabe o que você lê, sabe o que você faz … e isso só pra começar.

Tudo isso não significa que seus dados estão inseguros, na mão de quem não pode. Significa apenas que eles tem um grande poder nas mãos, mas não necessariamente irão usá-los contra você. Aí, vai de você decidir se quer isso ou não.

Uma citação, muito bem lembrada pelo Fugita:

O relatório omite o fato de que no ano passado, ao serem questionadas pelo governo americano a fornecer resultados de buscas, a Microsoft e a Yahoo! prontamente atenderam esse pedido, sem reclamar. Se você não percebeu, vazaram informações de busca para o governo americano simplesmente porque eles pediram. O Google não se curvou e não atendeu ao pedido do governo, protegendo os dados de seus usuários.

 

Fonelista

Mas a Google não é a única na jogada. O Manoel mostrou a Fonelista. Basicamente, a Fonelista é uma lista telefônica, com nome e telefone de todo mundo que você possa imaginar. Um prato cheio para crimonosos. Agora eles podem saber seu nome completo, seu telefone e com um pouco de pesquisa superficial no Google e com ajuda do Orkut, ficam sabendo tudo sobre você. Assustador, não?

Se quiser, você pode até ligar pra Luana Piovani:

image

A era digital é tão apaixonante quando perigosa. O que vemos são mudanças na forma de ver e agir a cada dia.

Revolução é o arroz e feijão de Google, Microsoft, Yahoo e afins.

E aí? Deletar sua conta no Google ou entrar de cabeça como um legítimo geek e ver no que vai dar?

16 Comments

Add Comment