Web
Analytics

Sintomas de depressão

Sintomas de depressão3

Uma das doenças que mais assolam a humanidade nos dias de hoje com certeza é a depressão. Para identificá-la é preciso ter conhecimento dos seus sintomas que vão muito além de tristeza e desânimo. Essa doença é capaz de acabar com a vontade de fazer coisas simples, como ver TV, trabalhar e passear, fazendo com que o doente evite quaisquer atividades em grupo e até mesmo sozinho. Porém, a depressão é traiçoeira e seus sintomas vão muito além do que se imagina: ela pode se manifestar com sinais de que o paciente nem desconfia, como dores nas costas, falta de desejo sexual ou prisão de ventre.

Veja a seguir os sintomas ocultos da depressão para assim identificá-la e ajudar quem precisa.

Sintomas da depressão

Em todos os casos de depressão o sintoma da queda de energia e ânimo ficam muito evidentes. Mas diversos outros sintomas podem aparecer como por exemplo:

Prisão de ventre e manifestações do organismo

A depressão pode causar aumento ou perda do apetite, bem como prisão de ventre. Pode haver dores de cabeça, nas costas ou no estômago, sem causa aparente e que não passam com o uso de remédios. Suor em excesso, palpitações e tremor são outros sintomas comuns.

Pessimismo

O deprimido pode ter ideias pessimistas e insistentes. A pessoa sabe que elas não fazem sentido, mas não consegue se livrar delas.

Falta de libido

Diminui a vontade de fazer sexo. Há desinteresse por coisas que antes eram agradáveis, como sair com amigos, ler livros, ver novela.

Sintomas de depressão4

Manias estranhas

Você confere portas e janelas ou acha que pode fazer mal a si mesmo ou a alguém? Essas atitudes também podem indicar TOC, o transtorno obsessivo-compulsivo.

Problemas na concentração

O paciente não consegue se fixar numa leitura ou guardar na memória o que leu. Em pessoas mais velhas, a falta de memória pode ser o sintoma mais forte. A insônia também é comum entre os deprimidos.

Baixa autoestima

Pele envelhecida, boca amarga, olheiras, unhas quebradiças, cabelos fracos e sem brilho… Tudo isso leva embora toda a beleza de uma pessoa com depressão.

Dificuldades em resolver problemas e se relacionar

Atitudes de anos atrás voltam, trazendo culpa e arrependimento. Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis.

Tristeza anormal em dias frios

Há pacientes que pioram quando o tempo está frio e chuvoso. Esses casos são chamados de depressão sazonal.