Site: Mec – Ministério da Educação – www.mec.gov.br

O MEC é uma das melhores instituições criadas pelo governo federal,  órgão teve inicio em 14 de novembro de 1930, de primeira recebeu o nome de Ministério do Negócios Educação e Saúde Publica um dos mais importantes encarregados era o antigo presidente Getúlio Vargas. Getúlio era o responsável pelo estudo e assuntos relacionados ao o ensino e saúde pública como assistência a hospitais entre outras funções. Com o passar do tempo o Mec cresceu em seus afazeres e mudou o nome para Ministério da Educação e Cultura, com uma administração voltada a princípios de estudos e pesquisa. Em lei de n° 1.920, de 25 de julho de 1953 o nome se tornou oficial.

Com uma politica nacional de educação, o MEC se torna mais expansivo em seus trabalhos, trazendo mais benefícios para a educação, ensino, pesquisa, mais universidades, magistério e a educação especial, que é muito importante. O MEC é um órgão que só vem crescendo e trazendo melhorias para a educação brasileira. Com algumas mudanças em sua estrutura, primeiro transformando a estrutura organizacional e a criação do INEP e o FNDE, com essas criações aumentarão as competências como política nacional de educação; educação infantil; educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância pesquisas educacionais; pesquisas de extensão para universidade avaliação entre outras coisas.

Existem várias ferramentas que o MEC fez para facilitar e dar mais autonomia para os jovens e estudantes. Vamos dar uma olhada quais os órgãos estão interligados ao MEC:

  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
  • Conselho Nacional de Educação
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
  • Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior
  • Instituto Benjamin Constant
  • Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Fundação Joaquim Nabuco

Acesse o site do MEC e obtenha mais informações e noticias sobre o ensino Brasileiro. http://www.mec.gov.br/