Curiosidade: SMS Pode Ser Mais Perigoso Que Álcool Para Motoristas!

Enviar mensagens de texto ao dirigir pode ser mais perigoso que dirigir embriagado

Se as propagandas de cerveja são obrigadas a deixar um aviso “Ao beber, não dirija” em todo comercial, talvez as fabricantes de celulares e operadoras também deviam deixar um aviso “Ao mandar SMS, não dirija”.

A Revista Info colocou dois jornalistas para fazer um teste em veículos reais, onde tentavam frear enquanto liam e depois enquanto digital mensagens de texto após uma luz se acender no painel do carro. Os jornalistas também realizaram o teste embriagados.

À velocidade média de 56 km/h, Brown sóbrio levou 6,5 metros a mais para acionar o freio enquanto lia uma mensagem e 4,8 metros a mais quando escrevia. A 112 km/h, o motorista levou 9 metros a mais pra frear no primeiro caso e 9,4 no segundo.

Sob a influência de álcool, a 56 km/h, o motorista levou 2,1 metros a mais para frear e, a 112 km/h, ele precisou de 4,5 metros a mais para frear.

A 56 km/h, Alterman precisou de 57,3 metros a mais para frear quando lia uma mensagem e 27,4 metros quando escrevia. A 112 km/h, ele levou 39,3 metros a mais para frear no primeiro caso e 97,2 metros no segundo.

Embriagado, Altermansó precisou de 2,1 metros a mais para frear a 56 km/h e 4,5 metros a 112 km/h.

Fonte: Info

Pode parecer uma atitude inofensiva, mas a distração por poucos segundos pode causar grandes acidentes. Distrações como essa também são a causa de carros como o Volkswagen Fox não possuirem porta-luvas (apenas na parte inferior do banco do motorista). Na época em que o carro foi desenvolvido, pesquisas apontaramque muitos motoristas costumam mexer no port-aluvas enquanto dirigiam, tirando a concentração e o foco na direção.

Add Comment