Supletivo ensino fundamental, onde fazer

Supletivo-ensino-fundamental-onde-fazer-1

O supletivo é a oportunidade para quem não completou o ensino fundamental

Quem não teve a oportunidade de completar o ensino fundamental na idade correta, por motivos de trabalho antecipado ou pelo simples fato de ter abandonado os estudos, pode recorrer ao supletivo para sanar e tirar o diploma de conclusão do ensino fundamental. Atualmente ficou mais fácil jovens e até adultos terem a oportunidade de voltar a estudar e completar o que ficou pendente. De forma gratuita e aberta há toda população, o governo de cada estado brasileiro disponibiliza um programa especial de ensino para jovens e adultos. O famoso EJA (Educação de Jovens e Adultos) é realizado gratuitamente pelo governo de cada estado.

Supletivo Ensino Fundamental

Supletivo-ensino-fundamental-onde-fazer

Destinado a pessoas com mais de 15 anos

O supletivo ensino fundamental será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Assim, pessoas com mais de 15 anos que não tenham concluído o ensino fundamental, podem recorrer a cursos e exames específicos que equiparem sua formação àquela obtida por quem frequentou a escola com regularidade. O supletivo funciona como um sistema de ensino acelerado, ou seja, os alunos frequentam a escola e vão passando os ciclos dos estudos requisitados para tal nível escolar. Dependendo da dedicação e captação do conteúdo por parte do estudante, é possível cursar mais de duas séries em um único ano.

Supletivo ensino fundamental, onde fazer

Supletivo-ensino-fundamental-onde-fazer-2

EJA e o ENCCEJA são opções oferecidas pelo governo para quem concluir os estudos

Há três formas legais certificados pelo MEC para ter o diploma do ensino fundamental. A primeira é a mais tradicional e conhecida pelas pessoas, o EJA. O EJA – Educação de Jovens e Adultos, do ensino fundamental pode ser cursada por pessoas acima de 15 anos, e as aulas são realizadas nas escolas públicas do município. Para se inscrever e cursas as aulas afim de tirar o diploma basta é necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu município ou obter mais informações em uma escola mais próxima de sua residência. Essa modalidade é gratuita e está disponível para todos os estados e cidades brasileiras.

Outra opção é o Encceja. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA do Ensino Fundamental é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. O Encceja é constituído de apenas um exame que contará com as matérias e assuntos ao ensino fundamental. Não é necessário cursar regularmente uma sala de aula, mais é preciso estudar muito os assuntos decorrentes para que você possa fazer a prova. As inscrições são abertas todo início de ano letivo e são realizadas em todos os municípios brasileiros. Mais informações sobre o Encceja no site do Inep.

Supletivo-ensino-fundamental-onde-fazer-4

Diversas instituições oferecem supletivo ensino fundamental à distância

Além dos Supletivos oferecidos gratuitamente pelo governo, você pode optar pelo supletivo ensino fundamental à distância. Nessa plataforma você terá que pagar taxas referente a matricula e os materiais de estudo. Várias instituições de ensino ofertam a modalidade, entre elas o Sesi. Mais informações sobre o Supletivo Ensino Médio à distância Sesi você consulta AQUI.