Tabela Fipe de Carros 2012

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma entidade de direito totalmente privado, sem ter nenhum fins lucrativos, a fundação foi criada em 1973, foi criada para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), destacada na atuação nas áreas de pesquisa e ensino.

A Tabela Fipe expressa os preços médios de veículos efetivamente praticados no mercado, na sua base nacional. Portanto, há transações que ocorrem acima ou abaixo dos preços divulgados. Para quem utiliza esta tabela como referência para compra e venda deve-se fazer tomando como parâmetro de negociação.

Para que se obtenha o valor médio de mercado foram considerados preços de veículos das varias régios do país. A Fipe presta seus serviços para 24 estados, calculando os preços médios de veículos a nível regional, estes cálculos servem de base na cobrança do IPVA.

As pesquisas contem diferentes características como o estado de conservação, a cor, tipo de pintura, itens e acessórios opcionais, para efeito do cálculo, aqueles preços excessivamente distantes da média.

Como qualquer outro índice de preços, a Fipe pode ser utilizada, totalmente livre e voluntariamente, em contratos. Os valores expressos são em R$ (reais) do mês/ano servindo de referência. A Tabela Fipe não inclui os veículos que tenham tratamentos tributários diferenciados, como esta previsto no art. 1º da Lei 8.989 de 24/2/1995.

Para maiores informações consulte o site da Fipe.

Tabela Fipe de Carros 2012
Avalie esse artigo: