Tecnologia 4G Está Em Teste – Lançamento Nos Próximos Anos

A tecnologia realmente não para de se desenvolver e avançar, onde enquanto muitos usuários estão satisfeitos ao máximo com a tecnologia 3G, seja no aparelho celular ou no modem móvel de internet, atualmente encontra-se em teste e prestes a ser lançada no mercado a nova tecnologia 4G. De acordo com os testes realizados, a tecnologia 4G contará com velocidade de até 300Mbps para ter acesso a pacotes de dados como se não existisse o amanhã. No entanto, há um ponto que ainda precisa ser discutido como no passado, isto é, qual padrão será utilizado para esta nova tecnologia: LTE ou WiMax? Seguindo o avanço tecnológico, o padrão LTE está um pé à frente, apesar de serem duas tecnologias semelhantes, pois ambas possuem como base o Multiplexação por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA) e o Internet Protocol (IP). A semelhança é tão grande que no futuro as tecnologias poderiam ser unidas, mas a única diferença fica por conta da forma em que os dados são enviados. A WiMax utiliza o mesmo canal para enviar e receber os dados, enquanto a LTE separa a banda disponível em duas, ou seja, há uma para enviar e outra para receber os dados.

Além disso, a tecnologia LTE possui a vantagem de ser compatível com a GSM, assim este é um fator para que as operadoras que utilizam a tecnologia GSM apostem nesta. Entretanto, a WiMax já se encontra disponível, encontra-se disponível mais de 500 redes WiMax em todo o mundo, enquanto a LTE ainda encontra-se em fase total de testes. Nos estados Unidos há três operadoras que estão se movendo para levar a tecnologia 4G para seus consumidores, e nesta luta entre as empresas, a Sprint conseguiu sair na frente, e assim lançou o WiMax e o primeiro aparelho celulares com tecnologia 3G/4G, o HTC Evo. Mesmo fazendo o uso do padrão WiMax, a própria empresa revelou que a LTE será a tecnologia mais popular no mundo daqui alguns anos. Desta forma, as outras duas empresas, AT&T e Verizon estão trabalhando com o padrão LTE, o qual tem previsão de ser lançado em 2012.

Já no Brasil, as empresas responsáveis pelo possível nascimento da tecnologia 4G são a Motorola e Intel, as quais estão promovendo o WiMax. A operadora brasileira que será a pioneira a trazer esta tecnologia será a Vivo, mas não com o padrão WiMax e sim LTE. De acordo com a Vivo já estão sendo realizados testes com a tecnologia 4G com este padrão no país, e se tudo der certo, em 2012 o mercado brasileiro terá disponível esta novidade que agradará milhões de pessoas. As novidades relacionadas com a tecnologia 4G voltam-se para a convergência de uma grande diversidade de serviços que tem como base em banda larga, o que permitirá ao usuário vídeo chat, TV móbile, Multime Messaging Service, conteúdo HDTV, serviços básicos com dados e voz, Digital Video Broadcasting (DVB) e outros serviços com maior velocidade e desempenho.

Outra novidade que ronda a tecnologia 4G é o novo iPhone, o qual terá compatibilidade com esta tecnologia, e para acabar com tantos rumores e especulações, a Apple anunciou que já encontra-se em fase de testes o iPhone com tecnologia 4G para com o padrão LTE. Em alguns países em apenas fase de testes e em outros já encontra-se em utilização, ou seja, em pouco tempo os usuários de internet móvel e de aparelhos celulares poderão desfrutar de maior rapidez de conexão e de acesso a dados. No entanto, quando realmente chegar ao território nacional para ficar, chegará primeiramente nas capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras, assim levará tempo para que a tecnologia adentre Brasil à fora. De acordo com a operadora Vivo, até o fim de 2012 ou começo de 2013 a meta é fazer com que 70% do país tenha cobertura 4G. Resta a todos os usuários de internet e clientes Vivo aguardar o lançamento, enquanto isso, desfrutar dos últimos meses de vida da tecnologia 3G.

Tecnologia 4G Está Em Teste – Lançamento Nos Próximos Anos
Avalie esse artigo: