Quando vi esse artigo no site da Info, sabia que logo menos haveria uma reação contrária. Eu estava certo.
Um site lançou uma campanha de bloqueio ao firefox (link com nofollow, lógico).
O motivo? O plugin AdBlock, que mexe com a parte mais sensível de um homem: o bolso.
Esse plugin modifica o layout da página que você acessa, bloqueando certos scripts e consequentemente anúncios como do AdSense (Google). Uma vez bloqueado os anúncios, o site pode perder sua receita.
Ou seja, uma grande bobagem:
- São poucos os usuários de Firefox que utilizam essa extensão;
- Ninguém é obrigado a instalar o plugin. Dito isso, essa campanha não deveria ser contra o Firefox e sim contra os usuários que instalaram essa extensão. Ou nem isso.
Mesmo que a campanha fosse contra o plugin somente, e não contra o navegador Firefox, ainda assim estaria completamente equivocada. Veja.
O cara que fez isso obviamente não entendeu ainda como funciona a web. É mais ou menos assim:
- Você publica um site
- Eu aponto o meu browser para o endereço de uma página daquele site
- Meu browser pega uma cópia da página
- Eu faço o que quiser com essa cópia
Exato. Uma vez que a página está no meu navegador, faço o que bem entender dela. Quando você publica um site na web, não pode impedir de que o usuário a use e modifique como desejar, na sua cópia local, desde que essa modificação não seja usada fora da máquina.
Se o camarada da campanha ainda não sabe disso, então ele ainda não entendeu como a web funciona.
Você não pode exigir que a internet se adapte a sua vontade, vai deve adaptar-se a ela.
- Um site não vai morrer por causa dessa extensão, visto que ela é pouco utilizada.
- Usuários que usam o AdBlock, não são usuários que costumam clicar em anúncios, portanto você não está perdendo nada.
- Se por ventura seu site perdeu receita com isso, so sorry. Adapte-se. Use novas formas de monetização. É Darwin agindo sobre a web.
Agora, vamos raciocinar
Todos que aderiram a essa campanha, bloquearam o acesso ao seu site para todos os usuários de Firefox. O Firefox tem hoje mais de 15% do mercado.
Ou seja, você provavelmente vai perder 15% das suas visitas, visto que ninguém nesse mundo se daria ao luxo de mudar de navegador só por causa da sua página, a não ser que ela seja realmente imprescindível.
Então, está na cara que bloqueando seu site para 15% ou mais dos internautas, você vai perder MUITO mais receita do que o AdBlock seria capaz de “roubar” de você.
Observação pertinente: eu não uso o AdBlock pois gosto de ver nos sites onde cada um posicionou o anúncio, como ele está aparecendo, cores, etc. No entanto, sou totalmente a favor da liberdade do usuário de escolher o que quer fazer.
Leia mais:
O OitoPassos no FireFox e no meu Google Reader tá cheio de problemas na acentuação… Já tentou mudar pra iso-8859-1?
Eu só uso o AdBlock pra tirar aqueles anúncios chatos em Flash. 🙂
Bloquear o FireFox é a maior burrice que já vi. Tem também aquela de fazer sites só pra ele e deixar o IEca de lado só por causa dos bugs de CSS e JavaScript.
Vamos trocar links, amiguinho?
Um abraço. 😀
Há muita gente incomodada com o firefox. São os chamados QI de ameba.
Vale lembrar também, que esses 15% que usam o Firefox, são 15% que podem se dizer, entendem a web. Pelo menos no meu ponto de vista, os usuários de FireFox são de um nível mais avançado, diferente de quem usa o IE pelo simples fato de que veio com o Windows e não sabe instalar o FireFox, ou nem ao menos o conheçe. Já vi casos de pessoas que não souberam usar navagação em abas no IE 7 e voltaram ao 6. Com isso, esses 15%, acabam sendo mais importante, por que notariam mais importancia nesses Adv, do que usuário que tem web baseadas em Orkut/MSN.