Web
Analytics

Tratamento Caseiro Para Aftas na Boca

A estomatite aftosa, mais conhecida popularmente como afta é caracterizada como o rompimento do tecido epitelial expondo o tecido conjuntivo na cavidade bucal, ou seja, áreas de erosão na boca. Na maioria dos casos, resulta no aparecimento de uma reação inflamatória de intensidade moderada e leve que causa dor devido à exposição do tecido conjuntivo e suas terminações nervosas.

Apesar de algumas pesquisas e estudos, pouco se sabe sobre e etiopatogenia das aftas, no entanto, sabe-se que é uma manifestação comum resultante de diferentes doenças, as quais são causadas por mecanismos variados da natureza imunológica. Comumente, as aftas desaparecem dentre uma a suas semanas, apesar de que podem persistir por períodos mais longos.

De acordo especialistas, determinados alimentos e frutas ácidas como limão e abacaxi, e ainda temperos picantes também podem agir como indutores da formação de aftas. Além disso, outros fatores podem auxiliar no aparecimento destas temidas e indesejadas feridas na mucosa bucal, como alergias, estresse, doenças sistêmicas, imunopatias, doenças auto-imunes, deficiências nutricionais e reações a certos tipos de remédios.

Como tratamento, a princípio é indicado que o indivíduo não faça a ingestão dos alimentos indicados como indutores da formação de aftas. Contudo, existem alguns tratamentos caseiros que podem aliviar a dor e incomodo causados pelas aftas, como:

-Aplicar bicarbonato ou sal de frutas sobre a afta;
-Mastigar cravo da Índia e aplique a pasta do cravo sobre a ferida;
-A camomila auxilia no alivio das aftas, assim adicione seis colheres de chá de flores de camomila a uma xícara de água, e assim boceje constantemente.
-Com o auxílio de um cotonete, aplique água oxigenada sobre a ferida, sendo que no primeiro contato você irá sentir uma leve espumação e um pouco de dor. mas após a aplicação de tal substância na mucosa da boca você rapidamente sentirá o alívio.