
O vitiligo é uma doença de pele que atinge cerca de 1% a 2% da população mundial, caracterizada pela perca de pigmentação da pele, o vitiligo ocorre devido à falta de uma célula que da cor à pele, chamada melanócitos. Essa doença não é contagiosa e não causa outros danos à saúde além das manchas e problema emocional ligado à estética. Para quem possuí essa doença, saiba que há tratamento gratuito vitiligo em SP. Saiba mais sobre o assunto e confira onde e como fazer tratamento gratuito vitiligo em SP.
Vitiligo – Informações

O vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a despigmentação da pele. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum entre 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas de diversos tamanhos que pode ser atingida em qualquer parte do corpo, manifestando-se principalmente nas axilas, no rosto, joelhos, cotovelos e mãos. A doença pode ser causada por um distúrbio hereditário (mesmo em 30% dos casos), embora em outras ocasiões precedentes familiares não são detectadas.
Ainda é desconhecido as causas do vitiligo, mais diferentes teorias consideram uma doença autoimune. Tem-se observado que situações de estresse, eventos traumáticos, ferimentos, queimaduras solares graves, podem desencadear Vitiligo naqueles que são sensíveis. Às vezes associado a outros tipos de doenças como a diabetes, anemia perniciosa, doença de Addison ou doenças da tiroide Para quem sofre dessa doença existem inúmeras opções terapêuticas para o vitiligo, a fototerapia, a laser, PUVA, enxertos cirúrgicos e o tratamento à base de remédios que é o método mais comum e utilizado principalmente pela rede pública de saúde.
Tratamento Gratuito Vitiligo SP

O tratamento do vitiligo é uma das opções oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Para ter acesso ao tratamento é necessário ir até um posto de saúde e marcar uma consulta com o especialista para averiguar a situação e dar início ao tratamento. Apesar de não contar com os métodos mais tecnológicos, você ainda pode esperar algum tempo até ser atendido. O tratamento gratuito vitiligo SP é a saída para quem sofre desta doença. No SUS o tratamento é por meio de medicamentos que através deste, o sistema imune diminui sua ação contra as células produtores de pigmento.

Aos moradores de São Paulo que sofrem desta doença, são encaminhados por meio do posto de saúde até ao Ambulatório Geral de Dermatologia da UNIFESP. A Universidade Federal de São Paulo juntamente com o governo tem um papel fundamental no combate e tratamento da doença. Mais informações podem ser obtidas no site da UNIFESP. Se você tem vitiligo não espere mais, procure um posto médico e marque uma consulta com um especialista.