Tratamentos Contra a Otite, Dicas

A otite nada mais é do que inflamação no ouvido externo, normalmente causada por infecção, em virtude de seu formato em tudo, sendo quente, escuro e úmido em sua extensão quase complete. A assim chamada otite externa (nome completo da dor de ouvido de que estamos falando) é mais comum em nadadores ou pessoas que freqüentam piscinas e praias, sendo, por isso, muito mais comum no verão.

Os principais sintomas são dor de ouvido (que piora quando se mexe na orelha), saída de secreção (em casos mais avançados), diminuição da audição e coceira no canal externo, chegando a inchaços muito grandes em casos mais graves do que o normal.

As melhores formas de prevenção são: enxugar os ouvidos sempre depois do banho e depois de nadar; não exagerar na limpeza dos ouvidos. A cera que existe lá serve, justamente, para evitar infecções e inflamações; mantenha seus ouvidos longe dos bastonetes flexíveis de hastes felpudas; cubra seus ouvidos com algodão antes de usar sprays de cabelo ou outros produtos; não nade em águas poluídas (como praias condenadas).

Por outro lado, as formas mais comuns de tratamento contra a otite externa são: Limpeza cuidadosa do canal externo (sem retirar toda a cerosidade presente e necessária); Médicos realizam curativos no canal externo do ouvido, com sondas preparadas para liberar medicamentos gradativamente; Médicos podem recomendar, em casos mais agressivos, gotas de medicamentos para tratar a inflamação ou infecção presentes.

De qualquer forma, tem-se que ter em mente que não se pode, sob hipótese alguma, usar, em receita médica, nenhum tipo de medicamento ou preparado liquido em gotas no ouvido, sem receituário expresso de um médico.