Truques para fazer seu filho comer melhor

Os truques para fazer seu filho comer melhor prometem ser de grande ajuda para conseguir diversificar o cardápio alimentar. As estratégias são simples e ajudam a convencer a criança a comer até mesmo os alimentos mais difíceis, como é o caso de legumes e verduras.

Truques para fazer seu filho comer melhor. (Foto: Divulgação)

Truques para fazer seu filho comer melhor. (Foto: Divulgação)

Até os dois anos de idade, a criança não costuma resistir ao consumo dos alimentos. Elas ingerem legumes e verduras sem perceber, normalmente na forma de sopa e papinha. O problema surge quando a mamãe apresenta o alimento ‘in natura’. A criançada rejeita, faz birra e não gosta nenhum pouco da ideia.

A criança está em fase de crescimento e desenvolvimento, por isso as suas refeições precisam ser nutritivas. Ela pode até preferir doces, salgadinhos e outros alimentos industrializados, mas a mãe precisa convencê-la a consumir frutas e hortaliças nas principais refeições do dia.

Truques para o filho comer melhor

Seu filho não quer comer? Então confira a seguir alguns truques para alimentar uma criança:

1. Monte um prato colorido e divertido

Diante de um prato lúdico e bem decorado, com certeza a criança terá mais vontade de comer legumes e verduras. Uma sugestão interessante é montar um palhacinho: use os brócolis para o cabelo, o tomate para o nariz e as rodelas de cenoura para os olhos.

2. Convide a criança para ir à feira

Toda criança com idade de 4 a 6 anos gosta de participar das atividades com a mãe, por isso vale à pena fazer o convite para a feira semanal. Neste passeio, o filho terá contato com legumes, verduras e frutas, o que provavelmente vai despertar mais interesse para o consumo.

A feira costuma ser um grande aprendizado, afinal as crianças podem comparar os alimentos com as mesmas cores, além de sentir as diferentes texturas e aromas.

Convidar a criança para ir à feira é uma boa ideia. (Foto: Divulgação)

Convidar a criança para ir à feira é uma boa ideia. (Foto: Divulgação)

3. Aposte nos alimentos pequenos

Quem está em dúvida sobre como fazer o filho comer bem deve apostar na compra de alimentos pequenos. As crianças sentem que os itens em miniaturas foram feitos para elas, por isso aceitam melhor a ideia de consumi-los.

4. Não dê presentes em troca de colheradas

Oferecer presentes em troca de colheradas é um tipo de chantagem, por isso não vale à pena colocar em prática na alimentação da criança.

5. Não seja radical

Por mais que o filho rejeite um determinado alimento, a mãe não deve castigá-lo ou adotar qualquer atitude violenta.

6. A criança deve participar da escolha do cardápio

A criança deve se sentir importante na escolha dos pratos para cada dia da semana. Ela deve participar da seleção dos alimentos junto com os pais.

Deixe a criança participar da escolha do cardápio. (Foto: Divulgação)

Deixe a criança participar da escolha do cardápio. (Foto: Divulgação)

7. Faça uma horta em casa

Uma das melhores estratégias para fazer o filho se alimentar direito é fazendo uma horta em casa. A criança pode participar da plantação, colheita e preparo das hortaliças para as refeições.

Agora que você já conhece truques para fazer seu filho comer melhor, convença-o a se alimentar de forma saudável.

Truques para fazer seu filho comer melhor
Avalie esse artigo: