Os truques para fazer seu filho comer melhor prometem ser de grande ajuda para conseguir diversificar o cardápio alimentar. As estratégias são simples e ajudam a convencer a criança a comer até mesmo os alimentos mais difíceis, como é o caso de legumes e verduras.

Até os dois anos de idade, a criança não costuma resistir ao consumo dos alimentos. Elas ingerem legumes e verduras sem perceber, normalmente na forma de sopa e papinha. O problema surge quando a mamãe apresenta o alimento ‘in natura’. A criançada rejeita, faz birra e não gosta nenhum pouco da ideia.
A criança está em fase de crescimento e desenvolvimento, por isso as suas refeições precisam ser nutritivas. Ela pode até preferir doces, salgadinhos e outros alimentos industrializados, mas a mãe precisa convencê-la a consumir frutas e hortaliças nas principais refeições do dia.
Truques para o filho comer melhor
Seu filho não quer comer? Então confira a seguir alguns truques para alimentar uma criança:
1. Monte um prato colorido e divertido
Diante de um prato lúdico e bem decorado, com certeza a criança terá mais vontade de comer legumes e verduras. Uma sugestão interessante é montar um palhacinho: use os brócolis para o cabelo, o tomate para o nariz e as rodelas de cenoura para os olhos.
2. Convide a criança para ir à feira
Toda criança com idade de 4 a 6 anos gosta de participar das atividades com a mãe, por isso vale à pena fazer o convite para a feira semanal. Neste passeio, o filho terá contato com legumes, verduras e frutas, o que provavelmente vai despertar mais interesse para o consumo.
A feira costuma ser um grande aprendizado, afinal as crianças podem comparar os alimentos com as mesmas cores, além de sentir as diferentes texturas e aromas.

3. Aposte nos alimentos pequenos
Quem está em dúvida sobre como fazer o filho comer bem deve apostar na compra de alimentos pequenos. As crianças sentem que os itens em miniaturas foram feitos para elas, por isso aceitam melhor a ideia de consumi-los.
4. Não dê presentes em troca de colheradas
Oferecer presentes em troca de colheradas é um tipo de chantagem, por isso não vale à pena colocar em prática na alimentação da criança.
5. Não seja radical
Por mais que o filho rejeite um determinado alimento, a mãe não deve castigá-lo ou adotar qualquer atitude violenta.
6. A criança deve participar da escolha do cardápio
A criança deve se sentir importante na escolha dos pratos para cada dia da semana. Ela deve participar da seleção dos alimentos junto com os pais.

7. Faça uma horta em casa
Uma das melhores estratégias para fazer o filho se alimentar direito é fazendo uma horta em casa. A criança pode participar da plantação, colheita e preparo das hortaliças para as refeições.
Agora que você já conhece truques para fazer seu filho comer melhor, convença-o a se alimentar de forma saudável.